Cepheid Talks

Dor crónica: Apoio domiciliário «é cada vez mais importante»

A dor crónica vai ser um dos temas em destaque no XVIII Encontro Anual da Associação de Enfermeiros de Cuidados de Saúde Primários, que vai decorrer nos dias 19 e 20 de abril, em Braga. Para Olga Pousa, presidente da APECSP, “falar sobre esta entidade é cada vez mais importante, face aos casos que são acompanhados no domicílio por parte das equipas dos cuidados de saúde primários”.

Um problema que afeta "pessoas muito fragilizadas"

No evento, que tem como temática central “(Re) afirmar e (Re) orientar os CSP”, vai realizar-se um workshop gratuito sobre “Dor crónica”, cujo palestrante será Rui Venâncio, enfermeiro da Unidade de Tratamento de Dor Crónica da Unidade Local de Saúde da Guarda.

Este profissional é especializado nesta área "e vai ser uma enorme mais-valia para que todos os participantes possam atualizar os conhecimentos sobre dor crónica, nomeadamente no que diz respeito ao reajuste da medicação ou no apoio psicológico, tão fundamental”, refere à Just News Olga Pousa.

A enfermeira relembra que, regra geral, “este problema de saúde afeta pessoas muito fragilizadas, como doentes com cancro, ou idosos que estão de algum modo isolados”. 



Feridas e vacinação

As limitações e dificuldades na abordagem da pessoa com ferida, a continuidade de cuidados em situações complexas e o papel do enfermeiro na vacinação contra a meningite B são alguns dos outros temas a abordar ao longo dos dois dias da reunião.

São tópicos que “fazem parte dos desafios que enfrentamos todos os dias, daí ser importante a atualização, sobretudo nas feridas e na vacinação”, aponta a presidente da APECSP. E explica porquê:

“Há sempre novidades na área das feridas, um problema comum na nossa prática, e, no caso das vacinas, é preciso adquirir ferramentas para se saber lidar com a nova tendência da não vacinação.”



O evento, com “uma forte componente prática”, vai ter lugar no Auditório do Museu D. Diogo de Sousa, em Braga. O Encontro terá a participação de profissionais de unidades dos cuidados de saúde primários de várias regiões do país, maioritariamente oriundos de unidades de cuidados na comunidade (UCC), mas também de unidades hospitalares.

O programa pode ser consultado aqui.

 

seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda