Ecografia intracoronária: especialistas internacionais recebem formação no Garcia de Orta
Há cada vez mais situações de angioplastia coronária complexa, o que, segundo Hélder Pereira, diretor do Serviço de Cardiologia do Hospital Garcia de Orta (HGO), em Almada, faz com que se torne ainda mais importante que os especialistas saibam dominar as técnicas de imagem, como é o caso da ecografia intracoronária.
O curso Advances in Intravascular Coronary Imaging, que terá lugar dia 16 de setembro, no HGO, pretende habilitar cardiologistas de intervenção jovens e seniores nacionais e internacionais no uso da ecografia intracoronária que, apesar de não ser um instrumento novo, tem evoluído tecnicamente.
A título de exemplo, Hélder Pereira refere que as oclusões crónicas representam cerca de 15% dos doentes dos laboratórios de hemodinâmica, sublinhando que, anteriormente, a solução para estes casos era habitualmente sempre cirúrgica, mas agora não. “Os materiais melhoraram muito, o que possibilitou tratar os doentes. Nesses casos, a ecografia intracoronária acaba por ser uma peça indispensável”, comenta.
Hélder Pereira relata que esta iniciativa surge no seguimento de outras reuniões que o HGO tem organizado na área da Imagiologia Coronária. Contudo, desta vez, é uma reunião “muito mais ambiciosa”, dado que é promovida em parceria com o Serviço de Cardiologia do Centro Hospitalar Lisboa Norte, dirigido por Fausto Pinto, e o Serviço de Cardiologia do Hospital Clinico San Carlos, em Madrid, cujo responsável pelo grupo de investigação da imagiologia é Javier Escaned.
Hélder Pereira e Fausto Pinto, durante o VI Congresso Novas Fronteiras em Cardiologia.
O curso será prático e contará com 60 participantes provenientes de todo o mundo, o que, de acordo com o médico, representa também uma inovação, uma vez que as outras edições eram de nível ibérico.
Sobre o programa do curso, Hélder Pereira conta que serão apresentados casos ao vivo de angioplastia coronária complexa -- tronco comum, bifurcações e oclusões crónicas --, nos quais não é suficiente utilizar apenas a imagem da angiografia (instrumento clássico), em que a ecografia intracoronária “vem ajudar muito”.
A par dos casos ao vivo, terão lugar conferências sobre o que há de novo na área da ecografia intracoronária. De destacar, também, que será feita uma comparação entre a ecografia intracoronária e o OCT, que também é um método de imagem recente, apesar de a primeira continuar a ser a ferramenta onde há maior evidência científica.
O objetivo é que, nos próximos anos, o local onde decorre o curso vá alternando entre o Hospital de Santa Maria, o Hospital Clinico San Carlos e o HGO.
Javier Escaned (Hospital Clinico San Carlos).
Curso prático para profissionais de saúde em formação
De referir que no dia 15 de setembro vai decorrer no Hospital Garcia de Orta um outro curso na área de ecografia intracardíaca de nível internacional do tipo “hands on” que, segundo Hélder Pereira, contará com a participação, em workshops, de especialistas nesta área e destina-se a profissionais de saúde que trabalham em laboratórios de hemodinâmica e se encontram em formação, nomeadamente internos de Cardiologia de Intervenção, técnicos e enfermeiros.
“É um curso muito prático, que contempla a leitura dos exames, a preparação da máquina e a interpretação de imagens”, explica o cardiologista.


