Educação Médica: a necessidade dos professores fazerem o seu trabalho «com paixão e entusiasmo»
As aulas devem ser cada vez mais como uma comunidade, onde professores e alunos têm papéis ativos, segundo António Vaz Carneiro, diretor do Departamento de Educação Médica da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (DEM-FMUL).
O responsável falou à Just News após a aula de Ronald Harden, professor emérito em Educação Médica da Universidade de Dundee, Reino Unido, que esteve em Lisboa no âmbito da I Jornada de Inovação em Educação Médica, organizada pelo DEM-FMUL.
Comentando alguns dos tópicos apresentados na sua aula, António Vaz Carneiro sublinhou que “os alunos, atualmente, estão muito mais interventivos”, esperando “que assim continuem, para se formarem comunidades, onde o professor é mais o facilitador do que aquele que passa informação”.
Outro tópico destacado na aula foi o da individualização, tendo em conta as características de cada aluno e a aposta nas novas tecnologias. “Estas já são uma realidade, mas é preciso que sirvam de apoio, de modo a que o professor não seja a única fonte de conhecimento e também para que os alunos sejam mais autónomos na aprendizagem”, frisou o presidente do DEM-FMUL.
Ronald Harden abordou ainda a necessidade de se ter professores excelentes, “que não são apenas técnicos, mas profissionais com competências e que façam o seu trabalho com paixão e entusiasmo”, sempre numa lógica de partilha de ideias com os alunos.
Ronald Harden é também o secretário-geral da Association for Medical Education in Europe (AMEE) e editor da revista Medical Teacher. Para ajudar a FMUL a acompanhar as tendências mais atuais em Educação Médica, a AMEE ofereceu, no âmbito da sua presença na FMUL, a possibilidade de os professores da faculdade poderem ser membros da AMEE. Passam assim a ter acesso a várias ferramentas gratuitas, como a revista, cursos, conferências, publicação de artigos, entre outras.
No final da aula, António Vaz Carneiro entregou a Ronald Harden, como forma de agradecimento, uma medalha dos 100 anos da FMUL.