Educação sexual na região Norte: Congresso reúne profissionais de educação e de saúde escolar

O Programa Regional de Educação em Saúde Escolar (PRESSE) vai organizar este ano, ao longo dos dias 12 e 13 de maio, o seu 1.º Congresso. O evento, que contempla a realização de conferências, workshops e apresentação de posters, decorrerá no Multiusos de Gondomar. O ano passado, o PRESSE foi um dos dois vencedores, juntamente com a Associação Sueca para a Educação Sexual, do Prémio de Excelência e Inovação em Educação Sexual, atribuído pela Associação Mundial de Saúde Sexual.



Criado em 2008 por um grupo de trabalho multidisciplinar, o PRESSE é promovido pela ARS do Norte, através do seu Departamento de Saúde Pública (DSP), em parceria com a Direcção Regional de Educação do Norte. O programa visa a implementação da educação sexual nas escolas, "de uma forma estruturada e sustentada, envolvendo o trabalho conjunto entre os profissionais de educação e de saúde escolar".

A ARS do Norte descreve o PRESSE como "uma resposta facilitadora de todo o processo através de medidas de intervenção definidas regionalmente e aplicadas a nível local", promovendo a "intervenção interdisciplinar".

Partilhar experiências

De acordo com o Grupo de Trabalho PRESSE (GT-PRESSE), a realização do I Congresso PRESSE: Educação Sexual na Região Norte surge "como o corolário de um trabalho multidisciplinar que se iniciou no terreno há 7 anos, envolvendo profissionais de saúde e de educação, implementado de uma forma estruturada e sustentada e inserido nos currículos escolares".

Segundo os responsáveis, a importância de "capacitar a escola, na figura dos professores, para um programa de sexualidade, que criasse práticas e linguagem uniformizadas a toda a região e com possibilidade de adaptação às realidades locais, incentivou-nos na sua elaboração, aplicação e desenvolvimento".


Nesse sentido, é explicado que "não só todas as escolas PRESSE" são convidadas a partilhar as suas experiências no evento, "mas também todos aqueles que de alguma forma estejam ligados à área da sexualidade a partilhar o seu trabalho, através de posters".

A cerimónia de abertura conta com as intervenções de Francisco George, diretor-geral da Saúde, Maria Manuela Faria, subdiretora-geral dos estabelecimentos escolares, António José da Silva Pimenta Marinho, presidente do Conselho Diretivo da ARS do Norte, e Marco Martins, presidente da Câmara de Gondomar.

O programa pode ser consultado aqui.

Para mais informações: infocongressopresse@presse.com.pt 



Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda