KRKA

Emergências em Bloco Operatório: enfermeiros perioperatórios de Leiria partilham boas práticas

Com periodicidade bienal, realizam-se dentro de dias as Jornadas Perioperatórias de Leiria. "O objetivo principal continua a ser a partilha de conhecimento técnico-cientifico na área do perioperatório, de forma a promover melhoria da qualidade de cuidados prestados", explica Margarida Jordão, enfermeira chefe do Bloco Operatório do Centro Hospitalar de Leiria.

Agendado para dias 8 e 9 de novembro, o evento, que decorrerá sob o lema “Emergência no Bloco Operatório – Comunicar Agir Atuar”, conta com a intervenção de especialistas de várias entidades e unidades de saúde e mesmo de outras áreas, como é o caso de Rui Seabra, comandante da TAP, que irá partilhar alguns dados e experiências relacionados com a "segurança da aviação" numa sessão sobre "Gerir e comunicar em Emergência".
 

Enfermeiros perioperatórios do CHLeiria: "quando nos juntamos com um objetivo, fazemos um grande trabalho"

Partilhar "boas práticas em Enfermagem Perioperatória"

Em declarações à Just News, Margarida Jordão adianta que este será o primeiro ano que o evento é organizado pela Associação de Enfermeiros Perioperatórios de Leiria (AEPOL). Criada este ano, a associação visa "promover a inovação e a permanente atualização e divulgação de boas práticas em Enfermagem Perioperatória". 

É também objetivo da AEPOL "participar na reflexão em matérias de política de Saúde, bem como desenvolver projetos de investigação e estudos na área".



"Utilizar as nossas competências emocionais"

O programa arranca com uma intervenção do psicólogo Ricardo Cardoso sobre "A importância da gestão de emoções nos enfermeiros". O tema será moderado por Ana Cristina Matias, enfermeira perioperatória do CHLeiria, que refere a importância do tema abordado:

"São muitos os tempos de trabalho em que a consciência emocional nos foge do ´consciente`, muitas vezes porque o conhecimento técnico ocupa todo o lugar do pensamento, outras vezes porque não temos a predisposição para aquilo que são as nossas competências emocionais."

Nesse sentido, Ricardo Cardoso, "psicólogo e especialista em educação emocional e gestão das emoções, irá falar-nos um pouco do que são sentimentos e emoções, qual a sua diferença e como nós, profissionais da saúde, podemos comunicar, gerir e utilizar as nossas competências emocionais."


Margarida Jordão e Ana Cristina Matias


Enfermeiros "de vários pontos do país"

Com exceção da 2.ª edição, Ana Cristina Matias tem estado envolvida na organização das Jornadas desde o início, e considera ser "realmente interessante ver o seu crescimento e o feedback que temos dos colegas de outras instituições".

Esclarece que, "em todas as edições contamos com a presença de colegas de vários pontos do país, e não só da região, o que nos deixa muito lisonjeadas e com vontade de fazer mais".

E acrescenta: "Apesar das adversidades, na minha modesta opinião, penso que quando nos juntamos com um objetivo fazemos um grande trabalho, e tudo isso se deve também à nossa chefe, que tem uma capacidade de trabalho e organização excelente."

Quanto à Associação de Enfermeiros Perioperatórios de Leiria, Ana Cristina Matias refere que, "para já, os sócios são só enfermeiros do Centro Hospitalar de Leiria, mas as inscrições para a Associação estão abertas a profissionais de outras instituições".

O programa das IV Jornadas Perioperatórias de Leiria pode ser consultado aqui.

Contacto: gefop@chleiria.min-saude.pt 
A inscrição pode ser efetuada aqui.





Distribuído em todos os hospitais do Serviço Nacional de Saúde, o jornal Hospital Público promove uma partilha transversal de boas práticas e de iniciativas desenvolvidas por profissionais dos hospitais públicos. Distingue-se pelo conteúdo extremamente rico, pelo conceito inovador e pelo excecional alcance.

seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda