EMIGO: internos discutem futuro da Ginecologia com Colégio da Especialidade

Formação adequada às diferentes zonas do país, ajustes ao currículo de Internato Complementar de Ginecologia e exames teórico e prático europeus foram alguns dos assuntos discutidos no decorrer do 9.º Encontro Nacional de Médicos do Internato de Ginecologia e Obstetrícia (EMIGO), que se realizou nos passados dias 17 e 18 de setembro, no Centro Materno Infantil do Norte.

António Braga, presidente da The Portuguese Network of Trainees in Obstetrics and Gynaecology (PoNTOG), conta ter sido promovido um diálogo “muito produtivo” entre os internos presentes, o Colégio da Especialidade de Ginecologia e Obstetrícia da Ordem dos Médicos e a Sociedade Portuguesa de Ginecologia, acerca do internato médico.

“Foi um debate muito interessante, uma vez que ficámos a saber a opinião do Colégio sobre o futuro da nossa especialidade e permitiu aos colegas colocarem todas as suas dúvidas”, lembrou.

De acordo com António Braga, os ajustes que serão realizados ao currículo do Internato Complementar serão feitos de acordo com as normas europeias, o que, no seu entender, será uma mais-valia, pois, o programa português ficará semelhante aos dos outros países da Europa.



A questão dos exames teórico e prático europeus foi outra das temáticas focadas e que poderá vir também a ser colocado em prática, algo que o nosso entrevistado vê como muito positivo, uma vez que permite a uniformização do ensino desta especialidade na Europa.

“Esta sessão foi muito interessante e demonstrou haver um diálogo construtivo entre o colégio e os internos, no sentido de promover uma formação com cada vez mais qualidade no nosso país”, observou, acrescentando que o feedback dos médicos mais jovens foi muito bom.



No geral, António Braga considera que o encontro foi “um sucesso”, quer do ponto de vista científico, quer no que respeita à adesão e participação dos colegas nas várias sessões. “Os participantes estiveram todos muito interessados, as palestras e os casos apresentados e postos a discussão foram muito bons”, menciona. E termina: “Os objetivos foram totalmente cumpridos.” Esta 9.ª edição do EMIGO contou com cerca de 120 participantes.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda