Encontro de Psiquiatria Geriátrica: Apoiar médicos de família na «deteção e intervenção precoces»
Discutir e promover as melhores práticas de cuidados de saúde mental na terceira idade é o principal objetivo do Encontro de Psiquiatria Geriátrica, um evento dirigido a médicos de família e organizado pelo Centro Psicogeriátrico Nossa Senhora de Fátima, uma unidade das Irmãs Hospitaleiras.
Queixas do idoso são desvalorizadas... por ser idoso
Em entrevista à Just News, Rui Pedro Albuquerque, diretor clínico do Centro, começa por explicar que esta é a primeira edição do Encontro de Psiquiatria Geriátrica, apesar de "não ser a primeira reunião científica do nosso Centro". O encontro, organizado neste modelo, pretende ser anual.
Na sua opinião, os idosos são "um grupo vulnerável e frequentemente vítima do ageísmo, ou seja, as queixas do idoso são desvalorizadas pelo simples facto de ser idoso".
O responsável esclarece que o Centro Psicogeriátrico Nossa Senhora de Fátima "é uma referência na prestação de cuidados na área da psiquiatria geriátrica, mas a grande maioria dos pedidos de ajuda que nos chegam são feitos por famílias de doentes em fase avançada da doença".
Assim, é através de ações de formação como este Encontro que pretendem contribuir para "inverter o cenário, possibilitando aos vários profissionais de saúde, técnicos de serviço social e cuidadores informais intervir correta e atempadamente. A deteção e intervenção precoces são o objetivo final."
Partilha de diferentes perspetivas
Relativamente aos oradores que abordarão os temas no Encontro da próxima segunda-feira, Rui Pedro Albuquerque adianta que tratam-se de profissionais do Centro Psicogeriátrico Nª Sª de Fátima e de estruturas hospitalares do Serviço Nacional de Saúde, como o Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa e o Hospital de Egas Moniz.
São especialistas que desenvolvem atividade clínica "na área da psiquiatria geriátrica e alguns na neuropsiquiatria, na docência em instituições do ensino superior, como a NOVA Medical School e Escola Superior de Saúde do Alcoitão, e em investigação no Champalimaud Centre for the Unknown".
Rui Pedro Albuquerque com a enfermeira-chefe Débora Barroso, os principais dinamizadores do Encontro de Psiquiatria Geriátrica.
Depressão: dificuldade em identificar "sinais e sintomas"
Um dos temas em debate está relacionado com a depressão no idoso. Questionado sobre se pode este ser considerado como um grande desafio para os cuidados de saúde primários (CSP), o diretor clínico do Centro faz questão de sublinhar que "a depressão no idoso é um desafio, não só para os médicos de família dos CSP, como para os próprios psiquiatras" e afirma que a razão é simples:
"A terceira idade é uma fase da vida em que há uma enorme variabilidade entre indivíduos em relação ao estado de saúde e funcionamento global. Ou seja, a probabilidade de encontrarmos pessoas em estadios física e intelectualmente semelhantes na terceira idade é drasticamente inferior quando comparado com escalões etários inferiores."
Desta forma, "um episódio depressivo pode assumir várias formas e, na terceira idade, estas formas multiplicam-se". Segundo o responsável, "isto torna a identificação dos habituais padrões de sinais e sintomas - algo que fazemos rotineiramente na prática clínica - mais difícil. Por vezes menosprezam-se as queixas de humor deprimido num doente idoso com várias comorbilidades físicas, noutras situações não se enquadram as queixas de avolia numa demência não diagnosticada e que está em evolução."
Do programa fazem parte outros temas como a utilização racional de psicofármacos no idoso, a reabilitação cognitiva, o envelhecimento e suicídio.
“Fazer o Bem, bem feito"
O Centro Psicogeriátrico Nossa Sra. de Fátima (CPNSF) conduz a sua atividade “no respeito pelos valores Hospitaleiros”. Questionado sobre de que forma estes valores se traduzem no dia-a-dia, Rui Pedro Albuquerque afirma, antes de mais, que "o Instituto das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus tem, como valor síntese, a hospitalidade, sendo este um valor humano que deve estar presente nos âmbitos clínico, assistencial e social".
Segundo o especialista, "os doentes, destinatários da nossa missão, recebem da nossa parte espaço, tempo, atenção, cuidados, humanidade e recursos. Atuamos de forma empática, preferencialmente junto dos que, fruto da doença ou limitação psíquica, são excluídos. A nossa organização é feita em redor das pessoas que atendemos, fazendo-o de forma a que cada um se sinta no calor do seu lar."
Os cuidados de saúde prestados pela equipa do Centro "abrangem todas as dimensões da pessoa segundo o humanismo integral, procurando sempre curar e cuidar", refere Rui Pedro Albuquerque, acrescentando: "Exigimos qualidade profissional no nosso serviço, conseguido por eficiência na gestão, trabalho em equipa e permanente actualização dos profissionais, estando o Centro Psicogeriátrico Nª Sª de Fátima certificado pelo EQUASS Assurance".
O psiquiatra faz ainda questão de sublinhar: "Os cuidados que prestamos aos doentes têm por base a humanização nas tomadas de posição, os princípios da bioética e a consciência histórica, pretendendo sempre ´fazer o Bem, bem feito`".
Conhecer a realidade de um centro psicogeriátrico
Quanto aos destinatários do Encontro de Psiquiatria Geriátrica, que se realiza dia 21 de novembro, Rui Pedro Albuquerque recorda que "os colegas de Medicina Geral e Familiar têm durante o seu internato um estágio de três meses em unidades de psiquiatria hospitalar".
Contudo, acrescenta, "poucos são os que contactam com a psiquiatria geriátrica", pelo que esta reunião, que pretende ser anual, "poderá ser uma excelente oportunidade para os colegas possam aprofundar os seus conhecimentos e contactar de perto com a realidade de um centro psicogeriátrico". O programa contempla mesmo, a meio da tarde, a realização de uma visita às instalações do Centro Psicogeriátrico Nª Sª de Fátima.
O diretor clínico desta unidade salienta ainda que é também com o propósito de assegurar uma elevada qualidade desta ação formativa que a reunião "é realizada nas nossas próprias instalações". As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até ao próximo dia 20 de novembro, enviando o nome e indicação da respetiva unidade de saúde para dir.clinica.cpnsf@irmashospitaleiras.pt.