Encontro do Colégio Mente-Cérebro da ULisboa: «Potenciar a criação de sinergias»

O Colégio Doutoral Mente-Cérebro da Universidade de Lisboa (ULisboa), coordenado por Ana Maria de Sousa Sebastião, professora da Faculdade de Medicina da ULisboa, vai realizar o segundo encontro anual dos seus estudantes de doutoramento nos dias 28 e 29 de novembro.

Uma vez que os estudantes são "o principal veículo de interação entre investigadores", afirma Ana Maria de Sousa Sebastião, "se comunicarem entre eles, estamos a criar condições para que se desenvolvam mais projetos de colaboração entre as várias escolas".

Nesta edição, o programa contará com três oradores convidados "de renome internacional", que partilharão a sua experiência científica: 

- Björn Brembs (Regensburg University, Alemanha), especialista na área do comportamento organizacional, especificamente relacionada com o processo de decisão, reconhecimento e repreensão;
- Manuela Veloso (Carnegie Mellon University, EUA), dedicada à investigação da inteligência artificial e robótica;
- Richard Morris (The University of Edinburgh, Inglaterra), que tem centrado a sua investigação na aquisição e perda da memória.

Inserido neste evento, realizam-se também dois debates. O primeiro decorrerá dia 28 de novembro, às 11h30, em que será discutido o tema “Competências complementares à formação académica: Qual a importância para a formação dos alunos?”.

No dia seguinte, às 14h00, realiza-se uma mesa redonda dedicada ao tema "Doença de Alzheimer", que será em português e aberta a todos os cidadãos, de forma a "promover o contacto directo com investigadores, médicos e associações de doentes, aproximando a ciência da sociedade". A entrada é livre.

O programa completo pode ser consultado aqui.



Potenciar a criação de sinergias
 
Apresentado oficialmente em março do ano passado, o Colégio Doutoral Mente-Cérebro integra professores e investigadores de oito Escolas desta universidade: Faculdade de Ciências, Faculdade de Farmácia, Faculdade de Letras, Faculdade de Medicina, Faculdade de Psicologia, Faculdade de Direito, Instituto de Ciências Sociais e Instituto Superior Técnico.

O projeto visa "potenciar a capacidade organizacional, científica, formativa e técnica da Universidade de Lisboa nas temáticas mente-cérebro, através da criação de sinergias e interação entre docentes, investigadores e alunos de diferentes Escolas da Universidade de Lisboa, bem como fortalecer a comunicação entre investigadores e a sociedade".

 
Outro dos grandes objetivos do Colégio é a formação de novos investigadores através dos seus Programas Doutorais. No âmbito destes programas, os estudantes de doutoramento organizam reuniões anuais para apresentarem os seus trabalhos de investigação a toda a sociedade. Para essas reuniões são também convidados investigadores de "renome mundial para partilharem a sua experiência". O Colégio visa ainda facilitar a criação de "interações com o mundo das empresas". 



Ana Maria de Sousa Sebastião com António Damásio.

Entre outros oradores, a primeira edição, que se realizou o ano passado, contou com a presença a intervenção de António Damásio, “cientista de referência, que se licenciou e iniciou os seus trabalhos na Universidade de Lisboa”. O evento, que decorreu na Aula Magna da Universidade de Lisboa, suscitou um grande interesse e adesão.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda