Encontro ibérico de Enfermagem focado na segurança dos doentes e dos profissionais
Tem início hoje o VIII Encontro Ibérico de Enfermagem, um evento que se realiza de dois em dois anos, intercalando-se entre a Região Centro e Cáceres. Este ano, a reunião decorre na cidade espanhola, nos dias 13 e 14 de novembro, numa organização conjunta da Secção Regional do Centro (SRC) da Ordem dos Enfermeiros (OE) de Portugal e do Colegio Enfermeria de Cáceres. "A Segurança de Doentes e Profissionais: Priorizando Objetivos" é o tema do encontro desta edição.
A delegação portuguesa é composta por três dezenas de enfermeiros, que irão integrar-se nos trabalhos como oradores ou meros participantes. Dela fazem parte o bastonário da Ordem do Enfermeiros, Germano Couto, a presidente do Conselho Diretivo Regional da SRC, Isabel Oliveira, outros membros dos órgãos regionais, professores do ensino superior e responsáveis de serviços de enfermagem, entre outros.
O programa do evento contempla a apresentação de comunicações livres e a realização de três mesas intituladas “Gestão do Risco nos Cuidados de Enfermagem: Desafios Comuns”, “Mais Segurança, Mais Saúde: Experiências de Sucesso. Uma Visão Para o Futuro” e “Gestión de Riesgos en los Cuidados de Enfermería”.
Para a enfermeira Isabel Oliveira, que também preside à organização do encontro, "o cruzamento de experiências e perspetivas entre as várias realidades é de capital relevância no processo evolutivo da profissão de enfermagem".
A responsável realça ainda que a SRC da Ordem dos Enfermeiros pretende, com o Encontro Ibérico, debater o rumo da profissão assente na partilha de reflexões e intenções.
O programa pode ser consultado aqui.