Encontro Internacional Saúde com Arte dedicado à música e à «Idade Maior»
É sob o lema "Novas Primaveras: Música e a Idade Maior" que se realiza, nos dias 26 e 27 de março, o 5º Encontro Internacional Saúde com Arte (EISA). Trata-se de um evento que "tem no som e na música o seu principal eixo de trabalho, e no ambiente hospitalar, com especial ênfase na primeira infância, o seu campo privilegiado de intervenção".
Promovido pela SAMP – Sociedade Artística Musical dos Pousos, a iniciativa decorrerá no Centro Hospitalar de Leiria e no auditório da SAMP.
Nesta edição será prestada uma especial atenção à "idade maior", com a partilha, nomeadamente, de alguns projectos implementados em lares de terceira idade. Mas, salienta a organização, "não ficarão de fora outras áreas de especial desenvolvimento no Núcleo Saúde com Arte SAMP, como os projectos Ópera na Prisão ou o Laboratório de Musicoterapia do Hospital de Santo André".
Vários convidados, nacionais e internacionais, abordarão temas como: "Envelhecimento positivo através da Música", "Música no final da vida: Musicoterapia centrada na pessoa", "Musicoterapia com idosos institucionalizados", "Métodos recetivos de musicoterapia e sua aplicação na dor".
Os destinatários do EISA são "todos os profissionais com interesse pela relação Arte e Saúde": Artistas e profissionais de saúde, educadores e professores de ensino especial, médicos, músicos, enfermeiros, terapeutas, psicólogos, assistentes sociais e animadores socioculturais. A iniciativa está igualmente aberta a estudantes de qualquer das áreas referidas.
Para mais informações: ana.santos@samp.pt