Encontro Nacional das USF vai ter novo «espaço de aprendizagem e de partilha»

Uma das principais novidades do 8.º Encontro Nacional das USF, que se realiza entre os dias 11 e 14 de maio, é a Academia dos Cuidados de Saúde Primários. Em entrevista à Just News, João Rodrigues, presidente da Associação Nacional de USF (USF-AN), observa que o novo projeto da USF-AN, desenvolvido em parceria com a Universidade de Aveiro, terá início com os Cursos Avançados de Formação.

Este “espaço de aprendizagem e de partilha” visa dar resposta às necessidades formativas dos profissionais das USF e terá lugar nos dias 11 e 12 de maio, na Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro.



Segundo João Rodrigues, trata-se de “um espaço colaborativo de aprendizagem, de cidadania, promotor do desenvolvimento e do reconhecimento dos conhecimentos, das qualificações e das práticas dos recursos humanos e das equipas dos CSP”.

As soluções apresentadas pela Academia dos CSP foram, segundo o presidente da USF-AN, “criadas a partir das experiências das equipas, dos contributos dos parceiros institucionais e sociais, assim como da investigação e de projetos inovadores, e foram participadas pelas universidades e escolas comprometidas com a qualificação dos profissionais e das estruturas organizacionais dos CSP”.



O modelo de aprendizagem colaborativa, construído em parceria com a Universidade de Aveiro e em materialização no Campus Virtual da Academia dos CSP, será “uma oportunidade para o desenvolvimento integrado de 14 Cursos Avançados de Formação (CAF)".

João Rodrigues explica que os profissionais e equipas dos CSP "serão desafiados a partilhar e amadurecer práticas bem-sucedidas que, após processos de legitimação participada, serão disponibilizadas no portefólio das Boas Práticas dos CSP, no BI das USF”.

A adesão e participação na Academia decorre após a validação da inscrição dos participantes num dos 14 CAF, sendo cada um dirigido por uma equipa pedagógica que integrará um coordenador científico, um coordenador pedagógico e formadores. As atividades serão presenciais e à distância, incluindo trabalho prático nas USF com apoio à distância.

A Academia é coordenada pelo psicólogo organizacional Horácio Covita.





João Rodrigues é entrevistado no último Jornal Médico onde, além da Academia dos Cuidados de Saúde Primários, desenvolve outros relacionados com o 8. Encontro Nacional das USF.

seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda