Rui Nogueira exige «maior respeito» pelos profissionais do SNS e seus doentes
“O Serviço Nacional de Saúde (SNS) tem de ter mais vigor e deve existir um maior respeito pelos seus profissionais de saúde e utentes.” Foi desta forma que Rui Nogueira, presidente da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF), iniciou a sua intervenção na cerimónia inaugural do 33.º Encontro Nacional da APMGF, frisando que “não pode haver tantos doentes sem médico de família quando há médicos de família sem doentes”.
Rui Nogueira, que também preside ao 33.º Encontro Nacional da APMGF, cujo lema é “MGF 20-20: Um futuro, uma odisseia…”, realçou o empenho dos vários profissionais de saúde, “que acreditam no SNS e que nem sempre veem o seu trabalho respeitado”.
E deu um exemplo: “Há vários jovens que não conseguem ter acesso a uma carreira médica e que ainda têm de se submeter a concursos de admissão extraordinária, quando tantos utentes continuam sem médico de família.”
O médico sublinhou ainda que, perante a atual realidade, “sente uma esperança otimista, mas, ao mesmo tempo, inquietante”. E deixou uma pergunta: “Fala-se muito da reforma do SNS, nomeadamente na aposta nos cuidados de saúde primários, existindo, para isso, uma equipa para ajudar o Ministério. Mas será que não se trata apenas de maquilhagem política?”
O ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, respondeu, dando a garantia de que, “enquanto estiver nas suas funções, não haverá maquilhagem”. E prova disso, disse, “é o facto de este ter sido o primeiro Governo a colocar online, no Portal do SNS, o que há de bom e de mau na saúde”.
Aquele responsável mencionou ainda ter “orgulho nos muitos jovens de qualidade” e pediu-lhes para ajudarem “a desenvolver o SNS, nunca deixando de ser positivos”.
A cerimónia inaugural contou ainda com as intervenções de Ricardo Baptista Leite, em representação do presidente da Câmara Municipal de Cascais, de Nuno Jacinto, secretário-geral do Encontro, e de Raquel Varela, investigadora do Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa, que proferiu uma conferência subordinada ao tema “Necessidade de cuidados em 2020”. A presidente da WONCA Europa, Amanda Howe, gravou uma mensagem, felicitando o trabalho realizado em Portugal.
Entretanto, Rui Nogueira anunciou que, no decorrer do Encontro, que começou hoje e termina no sábado, será prestada homenagem a António Arnaut, fundador do SNS, que passará a ser também presidente honorário da APMGF.
Podem ser consultadas mais fotos do 33.º Encontro Nacional aqui.