Encontro sobre obstrução das vias aéreas realiza-se há 29 anos

O próximo presidente da Sociedade Respiratória Europeia, Guy Joss, foi um dos intervenientes no 14.º Encontro de Lisboa sobre Obstrução das Vias Aéreas. O evento, que o pneumologista António Bugalho de Almeida organiza há 29 anos, promove o debate em torno dos problemas que afetam as vias aéreas respiratórias e conta com o apoio da GlaxoSmithKline.

António Bugalho de Almeida recordou, na sessão de abertura, que a ideia de organizar esta reunião, que se realiza de dois em dois anos, surgiu quando estava na Alemanha. “Após ter participado em iniciativas deste género, pensei em trazer o conceito para Portugal, porque é essencial juntar especialistas que partilham experiências”.

O pneumologista salientou ainda o papel importante da reunião para se otimizarem as intervenções em patologias como a asma e a doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC), tão prevalentes em Portugal.

A reunião teve o apoio científico da Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP) e da Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC).



Segundo Luís Delgado, presidente da SPAIC, “o Encontro é uma forma de refletir sobre o controlo e o management das síndromes que obstruem as vias aéreas, quer em termos clínicos como de custo-eficácia”.

Um dos convidados estrangeiros presentes no 14.º Encontro de Lisboa Obstrução das Vias Aéreas foi Guy Joss, pneumologista, diretor do Departamento de Medicina Respiratória do Ghent University Hospital (Bélgica) e próximo presidente da Sociedade Respiratória Europeia. Abordou a temática “Controlo da asma: como melhorar?”

No evento participaram diversos especialistas, entre os quais Mário Morais de Almeida, Cristina Bárbara, Joaquim Moita, Celso Pereira, Ana Arrobas e Marta Drummond.



Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda