KRKA

Encontro de Enfermagem em Cardiologia reflete a «procura permanente da equipa em fazer melhor»

É já no próximo mês que Vila Real recebe a 19.ª edição de um evento, que é uma referência nacional no âmbito da Enfermagem em Cardiologia. Ana Machado, da Comissão Científica, esclarece que o Encontro é organizado por enfermeiros da Unidade de Cuidados Intensivos Cardíacos/ Serviço de Cardiologia do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Em declarações à Just News, a enfermeira explica que a longevidade e importância desta reunião se explica, em boa parte, pelo facto da Cardiologia constituir "uma valência de referência da região, que evita a deslocação dos utentes para a cidade do Porto".


Ana Machado

Assim, e com uma equipa de enfermagem "detentora de um background substancial na área da cardiologia, impunha-se a construção de um espaço de reflexão e partilha do conhecimento. Para dar resposta a essa necessidade, em 2005, optou-se pela organização anual dos encontros de enfermagem em cardiologia, com projeção a nível regional, nacional e internacional."

Segundo Ana Machado, estes encontros resultam também de "uma equipa de enfermagem altruísta, com um espírito resiliente, reflexivo/investigativo e com uma procura permanente por fazer mais, e melhor". Reconhecendo que, face aos desafios dos últimos anos, "não tem sido fácil mantermos a motivação mas, de alguma forma, com a realização destes encontros contribuímos para uma equipa mais coesa". 

Formação e investigação


Ana Machado faz questão de salientar que as comissões organizadora e científica do encontro fazem parte a Associação Cardiologia em Movimento (ACM), uma associação criada em janeiro de 2007 e que "integra maioritariamente enfermeiros".


O trabalho desenvolvido pela ACM nestes anos tem permitido que os enfermeiros, "na procura permanente da excelência, aumentassem o seu campo de ação a nível dos cuidados de proximidade e saíssem do hospital para a comunidade".

E acrescenta que têm conseguido promover a formação contínua, o intercâmbio científico e prestar apoio aos profissionais de saúde cuja atividade se desenvolve nas áreas da cardiologia, "mediante a organização e participação em encontros, congressos científicos, cursos, sessões, estágios e outros, a nível nacional e internacional".



A ACM pretende ainda promover a investigação em todas as áreas da cardiologia e apoiar a publicação de artigos e trabalhos científicos. O 19.º Encontro de Enfermagem em Cardiologia proporciona, aliás, oportunidade para a divulgação de estudos científicos, o que é habitual, como explica Ana Machado:

"Todos os anos reservamos vários espaços para a divulgação de investigação científica realizada no contexto da prática clínica, nomeadamente trabalhos académicos desenvolvidos por enfermeiros na sua formação no âmbito do mestrado e doutoramento. Incentivamos também a partilha de Projetos de Melhoria Contínua da Qualidade dos Cuidados de Enfermagem e dos Cuidados de Enfermagem Especializados."

E qual a conclusão que é possível tirar? "Constatamos que há necessidade de mais parcerias entre a prática dos cuidados e a academia", afirma.


Alguns dos elementos das comissões organizadora e científica:  Catarina Morais, Tatiana Sousa, Daniela Azevedo, Veronica Gonçalves, Elsa Almeida, Fátima Marques, Rui Eira, Teresa Pires  e Édina Freitas

Evento é creditado pela 1.ª vez pela Ordem dos Enfermeiros


Segundo Ana Machado, as "expectativas são elevadas" para esta edição, desde logo, pelo facto de se ter ultrapassado a fase da pandemia "e as pessoas estarem com muita vontade de se voltarem a reunir presencialmente neste tipo de eventos".

Por outro lado, a enfermeira adianta que, pela primeira vez, a organização do Encontro submeteu uma candidatura ao processo de acreditação e creditação do evento pela Ordem dos Enfermeiros: "Já obtivemos resposta positiva, tendo sido atribuído 0,45 Créditos de Desenvolvimento Profissional". Em termos de participação, o propósito passa por "preencher a lotação do auditório, que é de 250 pessoas".

O programa do 19.º Encontro de Enfermagem em Cardiologia pode ser consultado aqui.

A inscrição pode ser efetuada aqui

Email: encontroenfcardiologia@gmail.com 

 

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda