KRKA

Enfermagem de Reabilitação: A interoperabilidade «é a multidisciplinaridade a funcionar como é suposto»

"Interoperabilidade" é o tema da 9ª edição de Reabilidades - Congresso de Enfermagem de Reabilitação organizado pela  Associação Portuguesa dos Enfermeiros de Reabilitação (APER). O evento realiza-se no Porto, no auditório da ANF, nos dias 11 e 12 de junho.
    
"A interoperabilidade é um conceito cada vez mais presente na atualidade da saúde", salienta a comissão organizadora, acrescentando que "significa a forma como as coisas devem interagir para que se atinjam os resultados pretendidos. A interoperabilidade é mais que a multidisciplinaridade: é a multidisciplinaridade a funcionar como é suposto!"

No âmbito da apresentação do evento, a APER explica as diferentes vertentes associadas à interoperabilidade:  
1 - Interoperabilidade clínica: a interação entre diferentes classes profissionais;  
2 - Interoperabilidade terapêutica: as conjugação de diferentes tipologias terapêuticas (ex.: as terapias integrativas conjugadas com a medicina ocidental);  
3 - Interoperabilidade  de dados: a comunicação entre sistemas de informação, assumindo um sistema de informação como um suporte que permite input, armazenamento, processamento e output de dados;  
4 - Interoperabilidade  institucional: continuidade de cuidados entre diferentes instituição prestadoras de cuidados. 

E é exatamente sobre estes quatro temas que incidirão as mesas redondas do programa. Os diversos intervenientes darão o seu contributo sobre aspectos relacionados com a interoperabilidade clínica, terapêutica, de dados e institucional.

Na primeira sessão, os participantes abordarão aspetos relacionados, nomeadamente, com a interoperabilidade entre diversos profissionais: fisioterapeuta/enfermeiro de reabilitação, enfermeiro/enfermeiro de reabilitação e médico de família/enfermeiro de reabilitação.

Contacto: geral@aper.pt

seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda