Enfermagem de Reabilitação no AVC: debate sobre a realidade portuguesa, inglesa e francesa

A Associação Portuguesa dos Enfermeiros Especialistas em Enfermagem de Reabilitação (APER), presidida por Isabel Ribeiro, vai promover, no auditório da Associação Nacional de Farmácias, no Porto, o Ciclo de Debates da Primavera. Os convidados nacionais e internacionais "irão apresentar os diferentes contextos de tratamento e da reabilitação na prática clínica".

A reunião, subordinada ao tema “Estado da arte na abordagem do AVC”, decorrerá dia 9 de junho, e visa promover um debate sobre "a realidade portuguesa, a realidade inglesa e a realidade francesa".

Organizado em quatro painéis, o debate começa com uma mesa redonda sobre o pré-hospitalar, com a partilha de experiências relacionadas com a rede de AVC de Londres e a organização da Via Verde AVC no Norte de Portugal, bem como a análise da situação atual em França.

Ao longo do dia, as outras sessões são dedicadas à decisão terapêutica e à reabilitação do AVC na fase aguda e após estabilização.

"Aperfeiçoar as capacidades individuais"


Em declarações à Just News, Isabel Ribeiro recorda que os enfermeiros, em geral, e os enfermeiros de reabilitação, em particular, influenciam de forma positiva a recuperação precoce, assim como a prevenção da incapacidade resultante das lesões.Resultado de imagem para isabel ribeiro just news


“O enfermeiro de reabilitação deve intervir numa fase inicial, com o objetivo de manter a função, prevenir a incapacidade e reeducar todos os processos adaptativos”, adianta.

E salienta que a reabilitação destas pessoas é um processo contínuo, com o objetivo de "aperfeiçoar as capacidades individuais, de forma a proceder-se a uma reintegração familiar e social do indivíduo".

Contacto: congressos@aper.pt 
O programa provisório do Ciclo de Debates da Primavera pode ser consultado aqui.

Imprimir