Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica: «Queremos enfatizar os ganhos em saúde»
É sob o lema "Inovar Mais, Cuidar Melhor" que se realiza, nos dias 18 e 19 de novembro, o II Encontro de Benchmarking de Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica, que decorrerá em Coimbra.
"Dar a conhecer e disseminar boas práticas clínicas (nomeadamente projetos de melhoria contínua da qualidade dos cuidados especializados de Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica)." Este é um dos objetivos da reunião, explica Francisco Sampaio, presidente da Mesa do Colégio da Especialidade de Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica da Ordem dos Enfermeiros, a entidade que organiza o encontro.
Em declarações à Just News, o responsável explica que a iniciativa pretende também ajudar a divulgar "resultados de investigação clínica realizada por enfermeiros especialistas em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica".
Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica: "Enfatizar os ganhos em saúde"
Desta forma, "queremos afirmar a relevância do enfermeiro especialista em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica no contexto multidisciplinar da prestação de cuidados de saúde, bem como enfatizar os ganhos em saúde associados à sua intervenção especializada", afirma Francisco Sampaio, que é professor, em regime de exclusividade, na Escola Superior de Saúde Fernando Pessoa e investigador integrado no CINTESIS, sediado na FMUP.
Francisco Sampaio: “Sob o ponto de vista psicoterapêutico, os enfermeiros de SM poderiam ser muito úteis numa intervenção de complementaridade com os psicólogos e os psiquiatras”
Podem ser consultadas mais informações sobre o II Encontro de Benchmarking de Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica aqui.