KRKA

Enfermeira do Departamento de Pediatria do CHLN conta «Histórias de vida» em livro

“Histórias de vida de uma enfermeira” é o título do livro de autoria de Maria de Lurdes Gonçalves Mixão, enfermeira do Departamento de Pediatria do Centro Hospitalar Lisboa Norte - Hospital de Santa Maria, agora lançado numa sessão realizada naquela unidade hospitalar.





Em declarações à Just News, a autora explicou que o livro relata algumas das vivências que marcaram o seu percurso profissional, bem como de outros dos seus colegas. “Todos os dias nos deparamos com situações que nos fazem refletir e modelar as nossas práticas e pensamos que deveriam ser escritas, também como forma de conseguirmos transmitir os nossos sentimentos”, explicou Lurdes Gonçalves Mixão, desenvolvendo tratar-se de uma partilha de recordações e experiências vividas por si enquanto enfermeira.

“A principal ideia é a importância de cuidar com o coração. O enfermeiro não deve só cuidar tecnicamente, mas com a sabedoria do coração, com sentido crítico, compaixão e carinho pelas crianças”, concluiu.



Maria do Céu Machado, diretora do Departamento de Pediatria, que esteve presente e participou no lançamento do livro “Histórias de vida de uma enfermeira”, afirmou à Just News tratar-se de “um livro de amor”, por espelhar o carinho que a autora tem não só pelas crianças, mas também pela sua profissão.

Salientando que, além de enfermeira, Lurdes Gonçalves Mixão tem também conhecimentos de Psicologia, o que lhe confere uma maior proximidade às crianças e às suas famílias, Maria do Céu Machado observou que se todos os profissionais tivessem o amor que a autora deste livro tem pela sua profissão, assim como pelas crianças e famílias com quem trabalha, tudo seria muito melhor.

“Gostei muito do livro. Espelha bem os cuidados de saúde dados às crianças, o que é a vida hospitalar e a grande variedade de situações que vivemos e que são de uma diversidade riquíssima”, disse.

O livro foi apresentado pelo padre Carreira das Neves e contou ainda com a participação de Carlos Neves Martins, presidente do Conselho de Administração do CHLN, Catarina Batuca, enfermeira diretora do referido centro hospitalar, e César Adão, representante da Chiado Editora.



Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda