KRKA

Enfermeiros da Urgência do Hospital de Barcelos organizam II Jornadas em outubro

"É um motivo de enorme satisfação podermos realizar estas 2.as Jornadas de Enfermagem do Serviço de Urgência", afirma Conceição Sousa, presidente das Jornadas, que são já uma referência nacional na área. "Novos Desafios e Oportunidades" é o lema deste evento, organizado pelo Hospital Santa Maria Maior.

De acordo com a responsável, a satisfação deve-se à realização das jornadas mas, "particularmente, pelo empenho e motivação dos profissionais na sua preparação. Empenho esse que pode ser entendido como uma manifestação do excelente compromisso que estes enfermeiros assumem, com a profissão, em primeira instância, e com o seu Serviço depois, e de forma particular".

Em entrevista à Just News, a enfermeira gestora do Serviço de Urgência desta unidade, esclarece como surgiu a ideia do lema do evento:

"Novos desafios e oportunidades serão, sem dúvida, o futuro que se impõe no SNS, e nos contextos de urgência por inerência e de forma particular. O desafio de se ser capaz de responder, atempadamente e com qualidade, ao gradual aumento da procura dos serviços; o desafio de se ser capaz de acompanhar a exigência, crescente, da prestação de cuidados de qualidade."

E não só. Faz ainda alusão ao "desafio de se mostrar à altura de responder a novas, e cada vez mais complexas, circunstâncias de trabalho, de que a mais recente Pandemia de Covid-19 foi um extraordinário exemplo".

Percorrer caminhos, "no sentido de um melhor SNS"

Assim, para Conceição Sousa, "as oportunidades serão, sem dúvida, o caminho que todos teremos que trilhar, no sentido de melhor responder a estes desafios". E desenvolve em que consistem esses caminhos:

"O caminho que nos terá que levar a perceber, por exemplo, que a expansão da Rede de Cuidados Continuados é fundamental para assegurar a assistência específica a uma determinada franja da População;

O caminho que nos conduza à evidência de uma cada vez maior e melhor articulação entre o hospital e os Cuidados de Saúde Primários;

O caminho que torne evidente qua a aposta na formação dos Recursos Humanos, com enfoque na Prática Simulada, acrescenta valor ao desenvolvimento, fundamental, das competências dos profissionais desta área específica;

O caminho que nos deve apontar no sentido de apostar nas melhores metodologias de Gestão e Liderança dos Serviços de Urgência, para os tornar Eficazes e Eficientes;

O caminho que nos permita acompanhar o rápido desenvolvimento tecnológico, tirando o melhor partido dos sistemas de informação em geral e dos sistemas de informação em enfermagem baseados em IA em particular;

Um caminho centrado na abordagem de ´velhas` problemáticas com recurso a soluções inovadoras, como o são as situações de violência interpessoal e a gestão do doente com delirium no serviço de urgência, numa perspetiva de melhoria da qualidade e da segurança dos utentes e dos profissionais."

Em jeito de conclusão, afirma: "Acreditamos que percorrer estes caminhos, agarrar as oportunidades, nos levará, a todos no sentido de um melhor SNS."


Conceição Sousa

"Um serviço pioneiro a nível nacional"

Questionada sobre as boas práticas implementadas na sua unidade, Conceição Sousa não hesita em afirmar, "sem falsas modéstias, que pertencemos a um Serviço que se esforça por tentar alcançar, sempre, um desempenho que se enquadre no conceito mais atual de Boas Práticas" e dá um exemplo:

"O facto de termos sido um Serviço Piloto (tendo recebido até várias visitas de outras Instituições, no sentido de perceberem os verdadeiros contornos da operacionalização) no Projeto de Implementação da Referenciação dos doentes classificados na triagem de prioridades como Pouco Urgentes/ Não Urgentes/Encaminhamento inadequado para o Serviço (cor verde, azul ou branca, respetivamente) para os cuidados de saúde primários e outras respostas hospitalares programadas (de acordo com Despacho Normativo nº 11/2002, de 6 de março, publicado em Diário da República n.º 55/2002, Série I-B)."

Conceição Sousa dá ainda outro exemplo de boas práticas da Enfermagem de Urgência na sua unidade: "É algo pioneiro a nível nacional. Trata-se da utilização dos SIE baseados em linguagem classificada, numa perspetiva de documentação da intervenção autónoma dos enfermeiros neste contexto. O desenvolvimento desta prática permite, por exemplo, a produção de indicadores de desempenho dos cuidados de enfermagem, o que constitui uma mais-valia para a tomada de decisão a nível estratégico."



Evento de referência nacional


Apesar de se tratar apenas da 2.ª edição, este evento rapidamente despertou o interesse de enfermeiros de várias regiões do país. "Neste momento podemos avançar que temos confirmadas inscrições de colegas não só da zona Norte, mas também de Instituições da zona Centro do país", afirma Conceição Sousa, desejando ainda "poder atrair os colegas da zona Sul à participação".

Acrescenta ainda que a Comissão Organizadora pretende também "cativar colegas das diferentes unidades e áreas de intervenção profissional" e  explica porquê:

"Atendendo a que o âmbito do Serviço de Urgência é tão alargado que todas as temáticas, os diferentes interesses profissionais, as diversas sensibilidades poderão encontrar o seu espaço neste evento". Desta forma, é considerado um "objetivo atingido" se forem reunidos 250 a 300 participantes nesta iniciativa.

Podem ser consultadas todas as informações em https://jornadassubarcelos.pt/ 

 

seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda