KRKA

Enfermeiros de Reabilitação promovem «desenvolvimento pessoal e profissional»

A Associação Portuguesa dos Enfermeiros de Reabilitação (APER) organizou, em Chaves, mais uma edição do seu Congresso Internacional, realizado em parceria com a Mesa do Colégio de Especialidade de Enfermagem de Reabilitação da Ordem dos Enfermeiros (MCEER), presidida por Belmiro Rocha. O evento, que teve lugar de 3 a 5 de dezembro, em Chaves, realizou-se sob o lema: “O Desenvolvimento: Pessoal e Profissional”.



Em declarações à Just News, Isabel Ribeiro, presidente da APER, explica que a escolha dos temas desenvolvidos no congresso foi ao encontro de "áreas inovadoras para a saúde", com o propósito de se analisar a vertente da prevenção, já que "o investimento da saúde no prevenir e não no tratar vai reduzir custos, evitar desperdícios e melhorar o bem-estar do cidadão". Assim, "teremos um cidadão mais saudável e ativo, traduzindo-se em sociedades mais desenvolvidas e participativas".

A própria saúde dos trabalhadores foi uma das temáticas abordadas. Para a presidente da APER, "os riscos laborais são imensos e devem ser combatidos através da Saúde Ocupacional, da consolidação de políticas de segurança e qualidade de cuidados".



Estimular o pensamento crítico


Por decisão do Parlamento Europeu, 2015 foi o Ano Europeu para o Desenvolvimento, com o lema “O nosso mundo, a nossa dignidade, o nosso futuro”. Segundo Isabel Ribeiro, “embora o objetivo não seja diretamente alinhado, propusemo-nos refletir sobre formas que permitam melhorar a qualidade de vida através da adoção de hábitos de vida saudável."

Para a presidente da APER, "o combate ao desperdício, a rentabilização de recursos e o desenvolvimento da disciplina e da profissão promovem os processos de interação ambiental, incluindo as relações sociais e culturais”, acrescentando que o que se pretendeu com o evento foi estimular o pensamento crítico e o interesse ativo na cooperação para o desenvolvimento.



A interdisciplinaridade na reabilitação do cidadão

Isabel Ribeiro considera que “a interdisciplinaridade é fundamental para o sucesso da prevenção, da promoção, do tratamento e da reabilitação do cidadão". Desta forma, sublinha, "hoje em dia, com a evolução da ciência, é essencial a partilha de conhecimento", pelo que, no congresso, "temos sempre a preocupação de incorporar palestrantes de diversas áreas de formação, enriquecendo a reflexão com perspetivas diferentes e estimulando a descoberta".


“Esperamos ter contribuído para o desenvolvimento dos profissionais em contexto laboral, visando a melhoria da prestação dos cuidados”, refere Isabel Ribeiro. O evento reuniu participantes de outras nacionalidades, nomeadamente, brasileira, espanhola e angolana.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda