Enfermeiros de Sala de Operações promovem iniciativa inédita em Centros Comerciais

De forma a comemorar o Dia Europeu do Enfermeiro Perioperatório, a Associação dos Enfermeiros de Sala de Operações Portugueses (AESOP) vai dar a conhecer em vários centros comerciais do país, no dia 15 de fevereiro de 2014, o funcionamento de um Bloco Operatório e mostrar a importância de um Enfermeiro Perioperatório na segurança cirúrgica do doente.

A iniciativa, que decorrerá nas cidades de Lisboa, Porto, Coimbra, Leiria, Braga, Viana do Castelo, Bragança e Covilhã, visa dar visibilidade aos enfermeiros perioperatórios e à sua importância na garantia dos cuidados no bloco operatório. Mercedes Bilbao, Presidente da AESOP, explica que "esta ação é realizada pelos enfermeiros perioperatórios, que estarão disponíveis para explicar quem são, o que fazem e para quê”.


“Promove a Segurança - Torna-te Visível - Faz-te Ouvir”

Promovido a nível europeu pela European Operating Room Nurses Association (EORNA), o Dia Europeu do Enfermeiro Perioperatório está este ano dedicado ao tema: “Promove a Segurança - Torna-te Visível - Faz-te Ouvir”.

“O Enfermeiro Perioperatório atua com responsabilidade profissional garante e disponibiliza ao doente cirúrgico e ao ambiente que o envolve, cuidados de enfermagem específicos e de qualidade, tanto no bloco operatório, como noutros locais onde se realizam procedimentos invasivos. Nunca é demais alertar que o Enfermeiro Perioperatório reduz o risco no Bloco Operatório”, acrescenta Mercedes Bilbao.

“Gostaria também de agradecer à Sonae Sierra toda a disponibilidade que teve para com a AESOP de forma a fazer desta ação um grande sucesso”, conclui Mercedes Bilbao.

Centros comerciais que aderem a esta iniciativa:
    Porto – NorteShopping
    Coimbra – Forum Coimbra
    Viana do Castelo – Estação Viana Shopping
    Leiria – LeiriaShopping
    Covilhã – Serra Shopping
    Braga – Braga Parque
    Bragança – Bragança Shopping
    Lisboa - Kidzania


Sobre a AESOP:
A Associação dos Enfermeiros de Sala de Operações Portugueses – AESOP – é uma organização profissional, de âmbito nacional, sem fins lucrativos, fundada em Fevereiro de 1986 e considerada como Entidade Colectiva de Utilidade Pública desde 28 de Setembro de 2001. Em 1989 iniciou o trabalho com um grupo de enfermeiros europeus para a criação de uma Associação Europeia de Enfermeiros de Sala de Operações que foi constituída oficialmente em 1992 sendo portanto a AESOP membro fundador da European Operating Room Nurses Association – EORNA. Os objectivos de ambas as organizações passam por promover a qualidade dos cuidados prestados no bloco operatório, desenvolver a investigação na área dos cuidados perioperatórios.

O Enfermeiro Perioperatório:
Avalia a necessidade dos cuidados, executa-os, previne complicações e zela pela segurança e conforto dos doentes no período perioperatório. No âmbito das suas competências, assumem funções de enfermeiros de anestesia, circulante, instrumentista e atua também na unidade de cuidados pós-anestésicos. A sua missão é cuidar da pessoa, tendo em conta a sua individualidade e vulnerabilidade, antes, durante e após a cirurgia.

Imprimir