KRKA

Enfermeiras de várias áreas do CHLN reunidas pela «convergência na diversidade»

A especialização das enfermeiras é cada vez maior e “exige encontros onde se possam partilhar experiências e adquirir competências que são comuns em todas as áreas”, segundo Ana Paula Fernandes, enfermeira adjunta do Departamento de Neurociências do Centro Hospitalar Lisboa Norte (CHLN). Este foi o principal objetivo da iniciativa: “Enfermagem em Neurociências, Otorrinolaringologia e Oftalmologia”.


O evento, que decorreu sob o tema “Convergência na diversidade”, teve lugar no Hospital de Santa Maria, CHLN, em Lisboa.

Convergência "na relação entre enfermeiro e doente"

Ana Paula Fernandes destacou as várias áreas envolvidas neste evento, como Neurociências, Psiquiatria, Neurologia, Otorrinolaringologia, Oftalmologia, Imagiologia e Imunohemoterapia. “A nossa convergência está na relação entre enfermeiro e doente, a divergência prende-se com as especificidades de cada área e que devem ser do conhecimento de todos”, indica.



A enfermeira responsável deu o exemplo da gestão das emoções e de determinados comportamentos na relação entre enfermeiro e doente: “A agressividade, por exemplo, é algo que pode acontecer na Psiquiatria como na Otorrinolaringologia ou na Oftalmologia, é preciso que todos os enfermeiros saibam como lidar com estas situações mais complexas.”

Formação e reconhecimento profissional

Ana Paula Fernandes congratulou-se ainda com o relevo cada vez maior que se dá à formação na Enfermagem: “Hoje em dia, já somos mais reconhecidos profissionalmente pelas diversas competências que temos, não apenas em áreas habituais – caso da Saúde Maternoinfantil –, mas também noutras mais recentes, como a Enfermagem Forense.”

Comissão Organizadora e Comissão Científica:
Sílvia Azinheiro, Célia Rato, Esmeralda Pedro, Paula Rodrigues, Ana Paula Sebastião, Ana Maria Simões, Manuela Cordeiro, Ana Paula Fernandes, Ana Manuela Gonçalves, Ana Pinheiro, Paula Benito e Palmira Carvalho.



Na sessão de abertura, Paula Benito, da Comissão Organizadora, também deu enfoque à diversidade de conhecimentos dos enfermeiros que têm “abordagens diferentes, mas complementares”, e que “vão sempre ao encontro da melhoria dos cuidados aos cidadãos”.

Partillhar o conhecimento com as "gerações vindouras"



Carlos Martins, presidente do Conselho de Administração do CHLN, não deixou de marcar presença e lançou um desafio. “Seria importante lançar, em versão online, uma compilação das temáticas apresentadas nas Jornadas de Enfermagem de cada ano, de modo a que se deixe às gerações vindouras este legado, assim como às instituições afiliadas do CHLN.”

Também presentes na sessão estiveram Catarina Batuca, enfermeira diretora do CHLN, que garantiu estar “muito satisfeita” com “estes momentos de reflexão e partilha de conhecimentos”, assim como José Miguens, a representar o Departamento de Neurociências do CHLN, que realçou “a assunção do papel crescente da Enfermagem, quer na vertente assistencial como conceptual e estratégica”.




Elementos da mesa: Paula Benito, Carlos Martins, Catarina Batuca, Ana Paula Fernandes e José Miguens.






seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda