KRKA

Enfermeiros e médicos criam Associação de Profissionais de Urgência e Emergência Aquae Flaviae

"Queremos capacitar a nossa comunidade com ferramentas que permitam salvar mais vidas", afirma Daniel Bernardo, presidente da Direção da Associação de Profissionais de Urgência e Emergência Aquae Flaviae, que foi criada precisamente neste mês de março.

Em declarações à Just News, o responsável explica que esta jovem associação "nasceu do esforço conjunto entre enfermeiros e médicos do Serviço de Urgência da Unidade Hospitalar de Chaves", sendo este um dos cinco serviços de urgência da recém-criada Unidade Local de Saúde de Trás-os-Montes e Alto Douro (ULSTMAD).

"São diversos os objetivos da nossa associação", afirma Daniel Bernardo, que é enfermeiro especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica no Serviço de Urgência e na VMER da Unidade Hospitalar de Chaves (ULSTMAD).

Alguns desses objetivos passam pela realização de ações de formação profissional no âmbito da urgência e emergência em saúde e por "organizar encontros, conferências, congressos, palestras, seminários e quaisquer outros eventos de interesse científico na área da urgência e emergência em saúde".


Daniel Bernardo

Capacitar para Salvar!

Mas a associação tem também o foco na ligação com a comunidade e é nesse contexto que surge o primeiro projeto, "que já está no terreno".

Sob o lema "Capacitar para Salvar!", e coordenado por Ricardo Ribeiro, enfermeiro especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica, o objetivo deste projeto é claro: "Queremos aumentar a probabilidade de sucesso de recuperação de uma paragem cardiorrespiratória (PCR), através da capacitação da comunidade para a identificação e atuação correta em caso de PCR."




Cuidar dos pequenos líderes!


O segundo projeto, "que está também já a ser implementado", visa aumentar a literacia em saúde da população. Intitulado "Cuidar dos pequenos líderes!", pretende capacitar as pessoas "na atuação perante as diversas situações que possam comprometer o bem-estar dos mais pequenos".

A sua coordenação está a cargo de Raquel Morais e de Gisela Cardoso, enfermeiras especialistas em Saúde Infantil e Pediatria.

Contribuir para um "atendimento humanizado e de qualidade"

De acordo com Daniel Bernardo, apesar da APUEAD ser muito recente, a dinâmica dos profissionais que estão envolvidos faz com que haja mais ideias e vontade de as concretizar: "Estamos já a delinear outros projetos, que apresentaremos em breve!"

A finalidade passa sempre por "aumentar a literacia em saúde na área da urgência e emergência, a toda a população, capacitando a mesma para dar resposta a situações de imprevisibilidade que podem, em última consequência, levar a paragem cardiorespiratória".

E, num sentido mais amplo, "este grupo de trabalho pretende ser uma forte influência para a melhoria e dinamismo na garantia de um atendimento humanizado e de qualidade".

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda