KRKA

Enfermeiros obstetras realizam Congresso Internacional

A Associação Portuguesa dos Enfermeiros Obstetras (APEO) vai realizar, nos dias 9 e 10 de abril, o seu XVIII Encontro Nacional  e 2º Congresso Internacional. A violência obstétrica e o parto na água são dois dos temas centrais do evento, que decorrerá no Auditório do Alto dos Moinhos, em Lisboa.

De acordo com a Direção da APEO, o programa da reunião visa promover "o debate das questões actuais que atravessam a profissão" e, simultaneamente, privilegiar "um espaço de divulgação de trabalhos académicos na área".

No primeiro dia, algumas das intervenções incidirão sobre temas como a "Saúde sexual e reprodutiva no ensino superior", "Parto Normal/Natural Assistido: Projeto para a Assistência em  Meio Intra-Hospitalar", "Intervenção do Movimento Parto na Água em Portugal", "Water Birth Safety Initiative". Realiza-se também o workshop "Analgesia inalatória: A utilização da mis-tura gasosa de protóxido e oxigénio no contexto obstétrico". A conferência inaugural, intitulada "Women have a fundamental right to competent midwifery care”, será proferida por Frances Day-Stirk, presidente da International Confederation of Midwives.

A violência obstétrica, tema de uma das sessões do dia seguinte, e que antecede a entrega de prémios e sessão de encerramento da reunião, conta com a participação de variados especialistas, que partilharão "diferentes olhares" sobre o assunto, nomeadamente relacionados com a violência obstétrica e os media, a participação da comunidade na eliminação da violência obstétrica, os abusos nas práticas obstétricas.

Contactos:
Secretariado
Associação Portuguesa dos Enfermeiros Obstetras (APEO)
E-mail: apeo.eventos@gmail.com

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda