KRKA

Envelhecimento e doenças reumáticas em debate no Fórum de Apoio ao Doente Reumático

Decorre, entre hoje e amanhã, no Auditório da Associação Nacional das Farmácias (ANF), em Lisboa, o XVII Fórum de Apoio ao Doente Reumático. A iniciativa, este ano subordinada ao tema “Envelhecimento e doenças reumáticas”, é organizada pela Liga Portuguesa Contra as Doenças Reumáticas (LPCDR) e conta com 200 inscritos.

Em declarações à Just News, Augusto Faustino, presidente do Conselho Diretivo da LPCDR, sublinhou que a temática em discussão engloba dois assuntos que geralmente “são mal colocados em termos da comunicação”. “Habitualmente as pessoas pensam que o envelhecimento é algo de mau que acontece às pessoas”, disse. Por outro lado, “as doenças reumáticas estão habitualmente ligadas também a um cunho muito fatalista de incapacidade”.

“O objetivo é, em primeiro lugar, passar a mensagem que as doenças reumáticas não estão relacionadas com o envelhecimento de uma forma direta, ao contrário do que muitas vezes se pensa. Em segundo lugar, transmitir a ideia que, apesar de, à medida que as pessoas envelhecem a incidência e prevalência de doenças reumáticas é mais elevada, não existe uma relação direta e que é possível envelhecer com qualidade com uma série de práticas distintas das que temos habitualmente”, mencionou, acrescentando que serão apresentadas medidas para melhorar o dia a dia dos doentes reumáticos mais idosos.

O Fórum destina-se, prioritariamente, a doentes reumáticos, embora familiares, prestadores e técnicos de saúde (médicos e não médicos) estejam também presentes e participem no programa.

A cada momento, cerca de 2,7 milhões de portugueses, 1 milhão e 700 mil mulheres e 970 homens, sofrem de algum tipo de queixas reumáticas, o que equivale a 25,7% da população.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda