Equipa de Cuidados Paliativos da ULSBE premiada com bolsa para melhorar o espaço de consulta
A Unidade Local de Saúde de Barcelos/Esposende (ULSBE) acaba de anunciar que a sua Equipa Intra-Hospitalar de Suporte em Cuidados Paliativos (EIHSCP) foi uma das cinco contempladas pela Bolsa EVA e Roudolph Arié – Cuidar Equipas, Melhorar Cuidados, edição 2024, promovida pela Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos (APCP).
De acordo com a ULS, este apoio financeiro permitirá a "criação e adaptação de um espaço dedicado à realização de consultas de cuidados paliativos, conferências familiares e hospital de dia, proporcionando um ambiente mais acolhedor para os utentes e as suas famílias". Com esta melhoria, pretende-se, assim, "reforçar a qualidade da resposta assistencial, tornando o acompanhamento mais humano e eficaz".
O apoio permitirá à EIHSCP dispor de "um gabinete funcional, equipado com mobiliário ergonómico, iluminação natural, isolamento acústico e recursos tecnológicos essenciais, garantindo maior conforto aos utentes e melhores condições de trabalho aos profissionais e ao atendimento dos utentes".
Elementos da Equipa Intra-Hospitalar de Suporte em Cuidados Paliativos da ULS de Barcelos/Esposende: enfermeira Fernanda Senra e Silva e a médica Diana Gonçalves
É ainda adiantado que a concretização do projeto "Espaço ConVida" permitirá duplicar o número de conferências familiares realizadas anualmente e "aumentar em 40% o número de consultas de cuidados paliativos, melhorando significativamente a resposta às necessidades da comunidade".
Sublinha ainda a ULSBE que a atribuição desta bolsa permitirá criar "um ambiente mais humanizado e funcional, assegurando um acompanhamento mais eficaz e digno para todos os que necessitam destes cuidados".