KRKA

Escola de Outono da APMGF realizou primeiro curso na área da Saúde Mental

Seis cursos e quase duas centenas de formandos (30 por curso). É este o balanço da Escola de Medicina Familiar Outono 2015, da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF), que teve lugar na Consolação (Peniche), de 18 a 21 de novembro. Esta edição ficou marcada pela estreia do Curso de Promoção da Saúde Mental em Cuidados de Saúde Primários.

José Mendes Nunes, coordenador do Departamento de Formação da APMGF e professor auxiliar convidado da Nova Medical School, considera que há uma “grande lacuna” na formação na área da Saúde Mental. “O próprio internato reconhece que há necessidade de haver um estágio em Saúde Mental, mas depois só tem Psiquiatria, ou seja, só aborda a patologia”, sublinha.

“A expressão ‘saúde mental’ é utilizada muito frequentemente e sem distinção. Muitas vezes fala-se em saúde mental para falar sobre as perturbações do foro psiquiátrico”, indica aquele responsável, acrescentando que este facto, por vezes, “denota até um certo estigma contra a perturbação mental”.

“Os próprios profissionais de saúde acabam por estigmatizar quando criam este eufemismo de saúde mental para falar de doença mental”, sublinha.

Com este curso, o objetivo foi falar sobre saúde mental, ou seja, da “capacidade que as pessoas têm de serem produtivas, de estabelecerem relações que sejam gratificantes e consigam sobreviver perante as adversidades da vida e de se conseguirem adaptar à mudança”.

Além deste curso, realizaram-se, mais uma vez, e devido à grande adesão que têm tido nos últimos anos, o Curso de Atualização em Doenças Cardiovasculares, da responsabilidade do Núcleo de Doenças Cardiovasculares da APMGF, e o Curso de Reumatologia em MGF, orientado pelos reumatologistas Jaime Branco e Maria Manuela Costa.

Tiveram lugar, ainda, o Curso de Atualização em Neurologia, com a coordenação científica de Vítor Oliveira, presidente da Sociedade Portuguesa de Neurologia, o Curso de Atualização e Treino em Doenças Respiratórias, assegurado pelo GRESP - Grupo de Doenças Respiratórias da APMGF, e, finalmente, o Curso de Aconselhamento em Alcoologia, com a coordenação científica de Cristina Ribeiro.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda