KRKA

Escola Superior de Enfermagem de Coimbra celebra 140 anos «por si, pela saúde, por todos!»

É já esta quarta-feira, 17 de março, que têm início as comemorações dos 140 anos da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), no dia que marca a publicação, em 2006, dos estatutos que consagraram a fusão das escolas superiores de Enfermagem Dr. Ângelo da Fonseca e de Bissaya Barreto na atual ESEnfC.

As celebrações vão prolongar-se até 17 de outubro, onde será recordada a primeira lição proferida na "Escola dos Enfermeiros de Coimbra", por Ignácio Rodrigues da Costa Duarte, em 1881.

A sessão solene comemorativa desta quarta-feira, quando se assinala o Dia da ESEnfC, tem início às 15h00, com o assinalar do hastear da Bandeira Eco-Escolas que lhe foi atribuída, e será transmitida por streaming, a partir da plataforma Videocast/FCCN.



“Entre guerras e epidemias: a consolidação do ensino de enfermagem em Portugal” é o título da conferência, a proferir, às 15h30, pela professora do Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Helena da Silva.

Seguir-se-ão, a partir das 16h20, as mensagens de aniversário, pela presidente da Associação de Estudantes e pelo presidente do Conselho Geral da ESEnfC.

Ainda no âmbito do Dia da Escola, realiza-se, pelas 16h50, uma homenagem a funcionários da ESEnfC: docentes e não docentes que completaram 25 anos de serviço e recém-aposentados.

A efeméride, sob a divisa "Há 140 anos, por si, pela saúde, por todos!", termina com um momento musical oferecido, à distância, pela Tuna de Enfermagem de Coimbra.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda