Escola Superior de Enfermagem de Coimbra comemora 135.º aniversário
Dia 22 de outubro realiza-se, no Convento de São Francisco, a sessão solene comemorativa dos 135 anos da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), sendo aguardadas "algumas centenas de antigos e atuais estudantes, professores e funcionários não docentes, que fizeram e continuam a fazer parte da história da instituição".
O programa evocativo começa às 10h00, com a atuação do Grupo Coral da ESEnfC, seguindo-se a sessão solene comemorativa, com a entrega das insígnias da ESEnfC aos ex-alunos (da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra e das anteriores escolas superiores de Enfermagem, Dr. Ângelo da Fonseca e de Bissaya Barreto) e a oferta da medalha comemorativa dos 135 anos.
Após um almoço de confraternização, será inaugurada, também no Convento de São Francisco, a exposição “135 anos de Ensino de Enfermagem em Coimbra”.
Meia hora depois chega o espetáculo comemorativo dos 135 anos da ESEnfC, com atuações do coletivo feminino Segue-me à Capela (música tradicional portuguesa), do Coro dos Antigos Orfeonistas da Universidade de Coimbra e do Grupo de Fados dos Antigos Orfeonistas da Universidade de Coimbra.
Antes deste conjunto de atividades tem início, já amanhã, às 21h00 horas, uma Gala de Ópera de Mozart a Verdi, pela Orquestra Clássica do Centro, com as participações vocais de Marina Pacheco (soprano) e de José Corvelo (barítono) e a direção do maestro José Eduardo Gomes. O espetáculo, no grande auditório do Centro de Convenções do Convento de São Francisco, é gratuito, estando aberto à cidade de Coimbra.
Para assinalar este percurso de 135 anos, a ESEnfC recorda que lançou, ao longo de 2016, "um conjunto de atividades através das quais se deu a conhecer aos cidadãos, tendo sido realizadas iniciativas públicas em escolas, centros de saúde e instituições de solidariedade social, mas também no Exploratório - Centro de Ciência Viva de Coimbra".


