Especialistas das Ciências da Imagem Médica e Radioterapia vão avaliar avanços registados no diagnóstico e terapêutica

A Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra está a organizar a 1.ª edição do Medical Imaging and Radiotherapy Congress (MIRCO). Segundo Graciano Paulo, presidente da reunião, os objetivos são “avaliar o impacto do desenvolvimento tecnológico na organização, formação e investigação na área da Medicina Nuclear, Radiologia e Radioterapia”.

Tendo como tema central “Building bridges between medical imaging and radiotherapy”, o programa científico do Congresso, que decorrerá nos dias 11 e 12 de novembro, em Coimbra, será constituído por mesas temáticas específicas e transversais. Conta com a participação de “destacados” investigadores nacionais e internacionais.



“Pretendemos, com o MIRCO, reforçar a centralidade de Coimbra no ensino e na investigação nas Ciências da Imagem Médica e Radioterapia e potenciar a integração em redes internacionais de investigação de excelência”, disse à Just News Graciano Paulo, que é vice-presidente da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra e professor coordenador de Imagem Médica e Radioterapia.

E acrescenta: “Esperamos que, durante o Congresso, seja anunciada a aceitação da nossa Escola como Centro Colaborador da Organização Mundial de Saúde para a área de proteção contra as radiações.”

O programa desta 1.ª edição do MIRCO é vasto e vai abordar temas como dosimetria, comunicação do risco, desafios da radiologia abdominal, desafios da radioterapia, novos horizontes na Medicina Nuclear, radiação ionizante e sistemas biológicos.



“Relativamente aos sistemas biológicos, existe uma enorme necessidade de reforçar a investigação nesta área a nível mundial, pelo facto de não se conhecerem ainda quais os efeitos das baixas doses de radiação (< 100 mSv - Sievert) sobre os mesmos”, mencionou Graciano Paulo.

Refira-se que, consciente da importância deste tema, a Comissão Europeia abriu uma linha de investigação para financiar um projeto de 10 milhões de euros, no âmbito do EURATOM 2020.

O MIRCO destina-se a técnicos de Medicina Nuclear, Radiologia e Radioterapia, a médicos e investigadores e estima-se que venha a reunir cerca de 300 participantes.



Graciano Paulo explicou que esta 1.ª edição do MIRCO vem no seguimento do Congresso Internacional de Radiologia (CIR), que se realizou em 2010, 2012 e 2014. A alteração verificada no nome da reunião resultou do facto de ter havido uma reforma do ensino em Portugal, que fundiu a formação em Radiologia, Radioterapia e Medicina Nuclear.

A realização da primeira reunião, em 2010, aconteceu por se ter concluído que faria sentido a Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Instituto Politécnico de Coimbra, sendo “uma referência nacional e internacional ao nível da formação das tecnologias da saúde”, realizar um evento científico que trouxesse à cidade do Mondego especialistas de referência nacionais e estrangeiros, por forma a “partilhar conhecimento e a reforçar as redes de cooperação ao nível da investigação”.

O programa pode ser consultado aqui.


seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda