KRKA

Especialistas de Ginecologia/Obstetrícia e de MGF vão debater a saúde da mulher na menopausa

O Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) organiza, dia 16 de outubro, o 4º Encontro de Ginecologia/Obstetrícia e Medicina Geral e Familiar (GO MGF). A reunião estará focada na "Menopausa", em local ainda por confirmar. Além dos médicos de MGF, a coordenação do projeto GO MGF convida "todos os profissionais de saúde que têm a honrosa tarefa de prestar cuidados de saúde a mulheres nesta fase da sua vida".

"O impacto da menopausa na Mulher do séc. XXI" é o tema do primeiro painel do programa, onde estarão em debate questões como a sintomatologia do climatério, a menopausa precoce, a contraceção na perimenopausa, as alterações anatómicas e hormonais na menopausa. 

Outros temas que serão abordados ao longo do dia incluem o tratamento hormonal na menopausa, a terapêutica hormonal e o cancro ginecológico, a osteoporose e osteopenia na pós-menopausa, a prescrição individualizada da terapêutica hormonal, o envelhecimento urogenital e a sexualidade.

Apresentação do projeto GO MGF:

O GO MGF é um projeto criado pelo serviço de Ginecologia e Obstetrícia do CHTS e Direcção de Internato José da Paz, incluindo os orientadores e internos da especialidade de ambas as instituições. Consiste na realização de encontros entre internos e especialistas das especialidades médicas de Ginecologia e Obstetrícia e de Medicina Geral e Familiar.
Cada encontro terá um tema base definido no âmbito da saúde da gravida ou da mulher que tenha, por sua vez, interesse prático tanto para os internos de MGF como para os de GO. As sessões deverão abordar cada tema de uma forma adequada, acessível e interessante para ambas as partes, contando com a participação e organização dos internos e especialistas de ambas as áreas.

OBJETIVOS
1. Promover o contato e aproximação entre os internos e os especialistas das especialidades de GO e MGF.
2. Atualizar os profissionais de saúde destas áreas nos diversos temas com destaque àqueles partilhados por ambas as especialidades.
3. Perceber as dificuldades mais frequentes dos profissionais dos Cuidados de Saúde primários no que concerne à saúde da mulher e à saúde materna, assim como as maiores dificuldades no contato ou articulação destes serviços com os Cuidados de Saúde Secundários .
4. Permitir, aos internos e especialistas de GO, terem uma visão da realidade dos Cuidados de Saúde Primários e do serviço que estes prestam a nível da Saúde da Mulher: o seu enquadramento e papel comunitários e os seus meios.

Contactos:
Secretariado
Serviço de Formação, Aperfeiçoamento Profissional e Documentação
Telf.: 255 714 175
Fax: 255 714 575
Email: sfap@chts.min-saude.pt

seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda