ESTeSL realiza conferência sobre «riscos associados à utilização de radiações ionizantes na saúde»

Devido à "crescente preocupação dos profissionais de saúde face aos riscos associados à utilização de radiações ionizantes na saúde, ao nível do diagnóstico e da terapêutica, e aos quais estão expostos", a Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL) decidiu passar a organizar, anualmente, uma Conferência em Radiações e Saúde.

A 1ª edição realiza-se nos dias 19 e 20 de fevereiro, sendo dedicada à "Dosimetria Individual". De acordo com a Comissão Organizadora, este tema é "um dos principais alicerces da Proteção Radiológica, sendo evidente uma crescente necessidade de atualização de conhecimentos ao nível da utilização das radiações em contexto clínico".

É ainda salientado, na apresentação e enquadramento da conferência, que "os benefícios obtidos na utilização de radiação ionizante em aplicações clínicas, deve ser acompanhado de um respeito pelas boas práticas, normas e regulamentos nacionais e internacionais de proteção e segurança radiológica".

O evento é promovido especificamente pelo Grupo de Investigação em Radiações e Saúde e as Áreas Científicas de Cardiopneumologia, Medicina Nuclear, Radiologia, Radioterapia e Saúde Ambiental da ESTeSL.

Do programa fazem parte temas como "Des(confiança) dos técnicos de saúde no sistema de dosimetria individual", "Dosimetria individual: metodologias, QA e resultados do European Survey 2012", "Novos agentes para teranóstica em oncologia: aspetos dosimétricos", "Dosimetria in vivo do tratamento de radioterapia de doentes com tumores de mama".

Para mais informações: comunicacao@estesl.ipl.pt






Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda