KRKA

Estudantes de Farmácia promovem debate sobre Farmacoeconomia

“Farmacoeconomia – Perspetiva na Saúde” é o tema do simpósio que se realiza amanhã na Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa (FFUL). “Desde 2011, com a entrada da Troika, cada vez mais se fala nos cortes que a área da Saúde tem vindo a sofrer, tornando-se a Farmacoeconomia um assunto bastante importante e a ser debatido”, afirmou Bernardo Rodrigues, presidente da LisbonPH, entidade responsável pela organização da iniciativa.

Salientando tratar-se de um tema que se encontra na ordem do dia, o nosso entrevistado mencionou não haver, no plano curricular da FFUL, qualquer unidade relacionada com esta temática. “Aquilo que estamos a oferecer, aos estudantes e aos profissionais interessados, é uma formação complementar numa área na qual não existe muita oferta.”

Bernardo Rodrigues referiu ainda ser importante que os estudantes se mantenham informados das adversidades com que se debatem. “Temos várias saídas profissionais. No entanto, no que respeita à farmácia comunitária, todos estamos a par de quantas têm fechado atualmente. Por outro lado, e enquanto possíveis futuros trabalhadores da Indústria Farmacêutica, é importante sabermos que o Estado tem vindo a impor limites cada vez mais baixos à comparticipação dos medicamentos”, exemplificou.



Para terminar, Bernardo Rodrigues disse que o seminário surgiu da ideia e da iniciativa de Ricardo Lopes, estudante do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas, a quem a LisbonPH deu todo o apoio necessário. “Penso ser uma ótima forma de criar um ambiente de networking que permita a transferência de conhecimentos”, concluiu.





Um ambiente de "debate ativo"

Criada em março de 2014, a LisbonPH, constituída apenas por estudantes de Farmácia, caracteriza-se como uma empresa sem fins lucrativos, "única no sector da Saúde em Portugal", tendo como missão contribuir para o "desenvolvimento do profissional de saúde do futuro, empreendedor, criativo e multidisciplinar”.

Relativamente ao simpósio que está a organizar sobre Farmacoeconomia, e assumindo querer ter "um papel ativo nesta discussão", a LisbonPH deixa igualmente o convite a todos os interessados "a contribuir para o futuro deste ramo, num ambiente de debate ativo não só dos oradores, como dos participantes".




Inscrição: 75€ (com "almoço networking" incluído).
Contactos: geral@lisbonph.pt; telm.: 936987702
O formulário de inscrição e outras informações sobre o simpósio podem ser consultadas em http://www.feps15.lisbonph-events.pt/

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda