6ª edição do AIMS Meeting: Estudantes de medicina apostam na formação científica e humana

Entre os dias 13 e 15 de março, 450 futuros médicos reúnem-se, na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, para a 6ª edição do Annual International Medical Students Meeting (AIMS Meeting), um evento que promove a formação científica e humana dos participantes.

“A educação de um futuro médico deve ser acompanhada de formações complementares que o envolvam com outros profissionais e com a sociedade no geral, de forma a promover o desenvolvimento de competências nas vertentes clínica e social”, afirma Nelson Descalço, um dos coordenadores da Comissão organizadora da iniciativa.

“Ao longo de três dias, cerca de 450 estudantes de medicina vão desenvolver um papel mais ativo na sociedade. Exemplo disso é a iniciativa “uma noite fora com os sem-abrigo”, onde vamos ter a oportunidade de preparar e distribuir comida aos mais carenciados e ainda realizar rastreios junto deste grupo”, acrescenta.

Este ano entre as principais temáticas a serem desenvolvidas no congresso estão a Gastrenterologia, Medicina Intensiva, Transplantação e Medicina Personalizada. Os alunos podem também participar em workshops, palestras, competições de raciocínio clínico e científico e apresentações de trabalhos de investigação.

O evento é organizado pela Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e conta com o apoio institucional da Presidência da República Portuguesa e do Ministério da Educação e Ciência. A vertente social do AIMS Meeting conta com a participação de instituições como a Assistência Médica Internacional (AMI), o Centro de Apoio ao Sem Abrigo (CASA) e a Comunidade Vida e Paz.

A Comissão de Honra do AIMS Meeting é constituída por António da Cruz Serra (Reitor da UL), José Fernandes e Fernandes (Diretor da FMUL); Fausto Pinto (Diretor do Serviço de Cardiologia do CHLN; Presidente da Sociedade Europeia de Cardiologia e Presidente da Associação para a Investigação e Desenvolvimento da Faculdade de Medicina da UL); Maria do Céu Machado (Diretora do Departamento de Pediatria do Hospital Santa Maria), Maria do Carmo Fonseca (Presidente do IMM), Jonathan Howard (Diretor do Instituto Gulbenkian Ciência), António Parreira (Diretor Clínico do Centro Clínico da Fundação Champalimaud) e José Manuel Silva (Bastonário da Ordem dos Médicos).

Para mais informações consulte o site da iniciativa em http://aimsmeeting.org/

Imprimir


II Jornadas Multidisciplinares de Medicina Geral e Familiar