Estudantes de Medicina de Coimbra organizam IV In4Med

Entre os dias 20 e 22 de fevereiro, o Núcleo de Estudantes de Medicina da Associação Académica de Coimbra (NEM-AAC) vai organizar, no centro de congressos do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), a 4ª edição de In4Med. Dirigido a estudantes de Medicina e de Ciências Farmacêuticas, o congresso tem como lema: "Viver (d)a Medicina".

De acordo com a comissão organizadora, "este projeto ergue-se da necessidade de atrair cada vez mais os Estudantes de Medicina ao circuito dos Congressos Científicos, introduzindo-os numa forma de transmissão de saberes e conhecimentos que será prática corrente nas suas vidas profissionais futuras".

Os temas das palestras incidirão nas áreas da Investigação, Neurociências, Cirurgia e Direitos Humanos, "porque ser médico é mais que uma mera profissão".

Durante o período da tarde do dia 21 de fevereiro, sábado, realizam-se duas dezenas de workshops sobre temas tão diversificados como as lesões desportivas, a abordagem ao doente idoso, medicina do viajante, doping e drogas no desporto, comunicar em público, laparoscopia. O objetivo é que nestas formações o participante do In4Med "tenha um papel verdadeiramente interventivo".

Oradores convidados

Entre os vários oradores de prestígio convidados, e já confirmados, a comissão organizadora anunciou já os nomes de António Coutinho, "um dos imunologistas mais citados do mundo", Harald Zur Hausen, laureado com o Prémio Nobel da Medicina e Fisiologia em 2008 pelo seu trabalho na área da oncologia, José Nascimento Costa, director do serviço de Medicina Interna dos CHUC, Paulo Oliveira, investigador no CNC, Thomas Neßelhut, cuja investigação com células dendríticas "tem renovado a esperança de imensos doentes oncológicos", Manuel Antunes, "um dos nomes mais reconhecíveis mundialmente na área da Cirurgia Cardíaca Valvular", Henrique Bicha Castelo, "um dos Homens que mais contribui para a cirurgia em Portugal", José Carlos Noronha, ortopedista, com um "trabalho de excelência na área de lesões ligamentares do joelho".

Investigação: uma "competência fundamental"

Como resultado de uma parceria estabelecida com a Fundação AstraZeneca, e considerando a comissão organizadora “a investigação uma competência fundamental na Medicina”, o IV In4Med promove o "I Concurso Fundação AstraZeneca", que se traduz numa bolsa de 5000€ a distribuir em prémios no concurso de posters. De acordo com o regulamento, os temas são “Ciências da Saúde” e “Saúde e Sociedade”. As inscrições no concurso terminam dia 15 de janeiro.


Contactos:
Geral: in4med@nemaac.net
Concurso de Posters: postersin4med@nemaac.net
A primeira fase de inscrições para o IV In4Med decorre entre os dias 6 e 16 de janeiro.

Imprimir