Estudantes de Medicina lançam programa nacional de formação extracurricular
Com o lema "Aprende. Capacita-te. Muda", a Associação Nacional de Estudantes de Medicina (ANEM) avança com novo programa nacional de formação e intervenção dos estudantes de Medicina junto da sociedade – Educação para Todos. O projeto prevê a formação extracurricular, teórica e prática, dos estudantes em três áreas diferentes: Estilos de vida saudáveis (Live It Up!); Direitos humanos (Light Yours Rights) e Saúde sexual e reprodutiva (Sem Tabus).
A primeira fase do Programa tem como objetivo a capacitação dos estudantes para uma posterior intervenção junto da sociedade, através de uma formação intensiva, de workshops, assim como de sessões em que são promovidos o trabalho em equipa e o teambuilding. As formações decorrem na Covilhã, no Porto (9 e 10 de abril) e em Lisboa (14 e 15 de maio).
Numa segunda fase, os estudantes vão participar em ações junto das comunidades, com base nos três temas abordados nas formações prévias. Estas ações vão decorrer em todo o país, em escolas, centros de dia, lares de idosos, universidades seniores, centros de saúde, hospitais e empresas. Os participantes terão a oportunidade de escolher o local e data para as intervenções.
Este projeto teve início no ano passado, dedicado apenas a uma área - a promoção dos Estilos de vida saudáveis (Live It Up!) - no qual foram formados 70 estudantes e realizadas 30 ações em escolas, bibliotecas municipais e centros de saúde, a nível nacional.
Podem ser consultadas mais informações sobre o Programa aqui.