Excelência no Setor da Saúde: ULS Entre Douro e Vouga vence Kaizen Award Portugal 2025
A Unidade Local de Saúde de Entre Douro e Vouga (ULSEDV) foi a vencedora da 14ª edição do prémio Kaizen Award Portugal 2025, na categoria Excelência no Setor da Saúde.
A categoria na qual a ULS Entre Douro e Vouga foi premiada tem como objetivo destacar as organizações como exemplo de “boas práticas” na redução dos tempos de espera, redução de desconformidades, melhoria da satisfação dos doentes, entre outros..jpg)
Relativamente ao projeto vencedor, intitulado “Unidos pela Eficiência e Sustentabilidade da Prestação de Cuidados Integrados ao Doente”, a ULSEDV sublinha que, "pela primeira vez, os cuidados primários e hospitalares fundiam-se numa só rede, criando um ecossistema onde cada peça tinha de encaixar com precisão absoluta – garantir que cada recurso essencial ao tratamento dos doentes chegasse ao local certo, na hora certa, sem falhas".
"Criaram-se circuitos eficientes, uniformizaram-se procedimentos"
Em comunicado, a unidade recorda o grande desafio que tinha pela frente:
"Com mais de 89 novos armazéns avançados para abastecer, 700 novas referências a integrar e um volume de materiais que cresceu 40%, a resposta não poderia ser convencional. Era preciso redesenhar a logística, repensar fluxos, antecipar necessidades. A otimização dos recursos tornou-se uma missão. Criaram-se circuitos eficientes, uniformizaram-se procedimentos e, acima de tudo, reforçou-se a coordenação entre equipas."
Lembrando que, estando em causa "mais de 7.160 linhas de reposição mensais e 240 horas adicionais de trabalho, cada decisão tinha um impacto real na vida dos doentes", a ULSEDV confirma que os obstáculos foram imensos:
"a falta de espaço para armazenar um volume crescente de materiais, a escassez de recursos humanos para responder a uma rede que se expandia rapidamente. Mas onde havia barreiras, encontrou-se um caminho. Planeamento rigoroso, comunicação afinada, processos ágeis. Cada detalhe pensado, cada movimento cronometrado."
A mudança começou, então, com "uma visão clara: um circuito de gestão de stocks que não apenas otimizasse processos, mas que garantisse, sem margem para erro, que cada material necessário ao tratamento dos doentes estivesse exatamente onde e quando fosse necessário."
Nesse sentido, foi traçado um plano ambicioso. Um projeto que não se limitava a melhorar a logística, "mas a redefinir a forma como os cuidados de saúde eram sustentados nos bastidores".
Os resultados falam por si: "zero atrasos, processos mais eficientes, redução de custos, melhor gestão dos stocks apoiada em sistemas inteligentes e um ambiente mais confiável e colaborativo. No final, não é apenas um projeto sobre otimização, é um projeto para garantir que, quando um doente precisa, tudo está exatamente onde deve estar. Sem falhas. Sem hesitações. Porque cada segundo conta."
De realçar que o projeto “Unidos pela Eficiência e Sustentabilidade da Prestação de Cuidados Integrados ao Doente” da ULS Entre Douro e Vouga já tinha sido premiado em setembro de 2024 no World Congress of Hospitals – IHF realizado no Brasil.

