Ezequiel Barros é candidato a presidente da Sociedade de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial

Ezequiel Barros, diretor do Serviço de Otorrinolaringologia do Centro Hospitalar Lisboa Central (CHLC), acaba de anunciar, no decorrer das 25.as Jornadas de ORL do Centro Hospitalar do Porto, que se candidata a presidente da Direção da Sociedade Portuguesa de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (SPORL-CCF) para o triénio de 2016 a 2019, sendo esta a única lista apresentada até ao momento.


De acordo com o especialista, o "louvável trabalho desenvolvido pela Direção que termina o seu mandato, presidida pelo Dr. Carlos Ribeiro, terá de ser continuado e possivelmente incrementado". Na sua opinião, esta é uma "tarefa difícil pois os padrões são altos, mas a procura permanente da atualização do conhecimento científico assim o obriga".


Carlos Ribeiro, presidente da SPORL-CCF, e Ezequiel Barros. Foto tirada no dia de apresentação do Manifesto Eleitoral.

Nova Direção com "um pouco de continuidade"


Sublinha Ezequiel Barros no Manifesto Eleitoral que "uma nova equipa irá ser responsável pelos desígnios da SPORL, com colegas bem afirmados na ORL nacional, tendo-se procurado a par da renovação, um pouco de continuidade, razão pela qual alguns colegas transitarão da direção anterior". 

Recorda ainda o objetivo central da SPORL-CCF, "consignado nos seus estatutos, que é o de ´congregar todos os médicos da Especialidade com interesse no estudo, progresso e prestigio da Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial`."



Multidisciplinaridade "faz todo o sentido"

Ezequiel Barros foi o coordenador da última Reunião do Núcleo do Sul da SPORL-CCF, que se realizou em novembro do ano passado, em Sesimbra. Ao longo de dois dias, esteve em discussão "A Laringe - da Criança ao Idoso", tendo sido este o tema escolhido "pela oportunidade de discussão de novas tecnologias e de procedimentos, com grande ênfase na prevenção das doenças oncológicas. Além disso, a última reunião sobre este tema realizou-se há cerca de 10 anos", explicou na altura o especialista.

Em entrevista à Just News, salientou a importância das temáticas serem apresentadas por um grupo multidisciplinar: "Vão estar envolvidos nesta reunião não só otorrinolaringologistas, mas também especialistas em Anestesiologia, Medicina Geral e Familiar e Terapia da Fala. Considero que esta abrangência e multidisciplinaridade no tratamento dos casos faz todo o sentido."



Questionado sobre como é ser diretor de um serviço de Otorrinolaringologia com a dimensão do Centro Hospitalar Lisboa Central, não hesitou na resposta: "Muito complicado, por falta de recursos e de dinheiro". Para o futuro, adiantava que "temos alguns projetos em calha para o Serviço, que envolvem, sobretudo, o relacionamento com outras especialidades de fronteira. Isto está, ainda, no segredo dos deuses, para ser implementado a partir de janeiro de 2016."




O nome do novo presidente da SPORL será confirmado durante o 63.º Congresso, que se realiza em abril, na cidade de Coimbra.





seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda