Faculdade de Ciências da Saúde inaugura amanhã o Biobanco
A Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) da Universidade da Beira Interior (UBI), presidida por Luís Taborda Barata, inaugura amanhã, 24 de janeiro, o BioBanco, que surge com o objetivo de "criar um repositório de amostras humanas e de ambiente que constitua uma memória biológica nacional de elevado rigor e qualidade".
De acordo com a FCS, esta nova valência pretende ser um contributo para melhorar os meios à disposição da investigação na área da saúde, "não só dentro da UBI, mas também ao nível regional e nacional".
É também adiantado que a estrutura "está apta a receber materiais de todo o país para serem utilizados, mediante as regras internacionais de gestão de Biobancos, em futuros projetos de investigação no campo da Saúde" e são dados alguns exemplos: "em áreas ligadas à caracterização genética de patologias, novos métodos de diagnóstico ou novas terapêuticas".
A cerimónia tem início às 16h00 e realiza-se no Anfiteatro Amarelo da FCS. António Carreto Fidalgo, reitor da UBI, irá intervir na apresentação do Biobanco, juntamente com Lurdes Monteiro, professora da UBI, e Luís Taborda Barata.
De seguida realiza-se o descerramento da placa de inauguração e os participantes poderão fazer uma breve visita às instalações do Biobanco.