KRKA

Faculdade de Medicina de Lisboa promove investigação sobre o estado nutricional dos idosos

A Unidade de Epidemiologia do Instituto de Medicina Preventiva, da Faculdade de Medicina de Lisboa (FML), vai realizar, dia 16 de junho, a sessão pública de apresentação e discussão de um projeto sobre o estado nutricional dos idosos Portugueses e a construção de um sistema de vigilância. Gorjão Clara, coordenador da Consulta de Geriatria do Centro Hospitalar Lisboa Norte (CHLN), é o investigador principal da equipa.

O projeto de investigação “Estado nutricional dos idosos Portugueses: Estudo de prevalência nacional e construção de um sistema de vigilância”, denominado PEN-3S (de Portuguese elderly nutritional status surveillance system), é financiado pelo Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu 2009-2014, no âmbito dos European Economic Area Grants.

O PEN-3S tem, como principais objetivos, caracterizar o estado nutricional da população idosa residente em Portugal (regiões autónomas incluídas), na comunidade e a residir em lares, identificar e caracterizar variáveis associadas à malnutrição nesta população e desenvolver um sistema eletrónico de vigilância e alerta (screening, diagnóstico, intervenção) do estado nutricional do idoso, ao nível dos cuidados de saúde primários e dos lares de idosos.

O conhecimento resultante do estudo visa "apoiar a definição de políticas de proteção e de equidade na prestação de cuidados de saúde".

São várias as entidades que estão a colaborar em parceria no desenvolvimento deste projeto:
- Oslo and Akershus University College of Applied Sciences, Norway
- Associação para a Investigação e Desenvolvimento da Faculdade de Medicina de Lisboa (AIDFM)
- Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP)
- Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto (FCNAUP)
- Instituto de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA)



Equipa multidisciplinar


A equipa de investigação é composta por nutricionistas, dietistas, psicólogos, sociólogos e médicos (de geriatria e de família) que, no conjunto, "reúnem o conhecimento e competências clínicas e de investigação necessárias para desenvolver com eficácia o projeto".


A sessão de apresentação do projeto decorrerá no dia 16 de junho, das 18h00 às 20h00, no Auditório 57 do Edifício Egas Moniz, Faculdade de Medicina de Lisboa (dentro do recinto do Hospital Santa Maria).

Além da intervenção de Gorjão Clara sobre "Os idosos na sociedade contemporânea", a sessão de apresentação conta com a participação de Carla Lopes (investigadora e nutricionista do ISPUP) e de Teresa Madeira (investigadora e nutricionista da Unidade de Epidemiologia do Instituto de Medicina Preventiva da FML) que abordarão, respetivamente, aspectos relacionaos com o Inquérito Alimentar Nacional e de Atividade Física (IAN-AF) e a apresentção do PEN-3S.

Para mais informações: http://pen3s.uepid.org

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda