Cepheid Talks

Farmacêuticos dos Cuidados de Saúde Primários reuniram-se para partilhar experiências

“Partilhar o presente para planear o futuro” foi o tema do Encontro Nacional dos Serviços Farmacêuticos dos Cuidados de Saúde Primários 2014, que se realizou recentemente, em Cascais.

De acordo com Nadine Ribeiro, farmacêutica da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT), o objetivo desta iniciativa passou por potenciar aquelas que são as boas experiências e planear o futuro, como por exemplo, abordar assuntos que não são ainda uma realidade nacional.

“São temas que estão, essencialmente, ligados com a proximidade ao doente e com funções de revisão da terapêutica e de conciliação, que potenciem os resultados em saúde”, refere.

O encontro pretendeu, no fundo, juntar os farmacêuticos das várias áreas dos cuidados de saúde primários, desde as unidades de saúde locais (ULS) às ARS, e desta forma partilhar as experiências de cada um, abordando as diferentes áreas em que trabalham.

Questionada acerca do papel do farmacêutico nos CSP, Nadine Ribeiro responde que é igual ao que tem em qualquer outra área: “Potenciar os resultados em saúde dos medicamentos, maximizando os benefícios que são expectáveis e minimizando os efeitos secundários. Tudo na perspetiva da sustentabilidade do Serviço Nacional de Saúde.”

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda