KRKA

Farmacêuticos dos Cuidados de Saúde Primários vão reunir-se em Coimbra

É sob o lema “Fazer caminho, caminhando” que se realiza, dia 17 de outubro, em Coimbra, o Encontro Nacional dos Serviços Farmacêuticos dos Cuidados de Saúde Primários. A edição deste ano é organizada pela Administração Regional de Saúde do Centro, presidida por José Manuel Azenha Tereso, através dos seus Serviços Farmacêuticos/Gabinete da Farmácia e do Medicamento.



Dirigido aos farmacêuticos da rede de Cuidados de Saúde Primários das administrações regionais de saúde (ARS) e unidades locais de saúde (ULS), o evento visa promover a partilha de experiências desenvolvidas pelos serviços farmacêuticos "na procura de soluções que visem o uso responsável do medicamentos e demais produtos farmacêuticos", refere a ARS Centro. O objetivo é que sejam otimizados os recursos disponíveis, "afirmando o papel do farmacêutico nos cuidados prestados aos utentes da comunidade".

O programa contempla a realização de quatro sessões, sendo a primeira dedicada ao acompanhamento farmacoterapêutico. Neste painel, os participantes irão desenvolver temas como "Intervenção do farmacêutico numa Unidade de Cuidados da Comunidade da ULSCB" e "Implementação de consulta de revisão da medicação em doentes idosos polimedicados numa UCSP".

Os dispositivos médicos e o Programa Nacional de Prevenção e Controlo de Infeções e de Resistência a Antimicrobianos (PPCIRA) são os temas das duas sessões seguintes, que incluem, nomeadamente, uma intervenção sobre a "Responsabilidade do Farmacêutico na ARS Norte" sobre os dispositivos médicos e a partilha da experiência do PPCIRA local do ACeS Baixo Vouga.

"Serviços Farmacêuticos das ARS: Estratégias para os tornar imprescindíveis" é o tema do último painel. As conclusões e sessão de encerramento do encontro ficam a cargo de Ana Cristina Rama, presidente da Direção Regional de Coimbra da Ordem dos Farmacêuticos. Na sessão de abertura estará presente José Manuel Azenha Tereso, presidente do Conselho Diretivo da ARS Centro.


O programa completo pode ser consultado aqui.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda