KRKA

Faro acolhe conferência internacional sobre os «valores universais da dieta mediterrânica»

A herança cultural da dieta mediterrânica é o tema central da Conferência Internacional que se realiza nos dias 9 e 10 de maio, no Grande Auditório da Universidade do Algarve. A Conferência Inaugural será proferida por Jorge Sampaio, conselheiro de Estado e antigo Presidente da República que, em 2007, foi nomeado Alto Representante para a Aliança das Civilizações pelo secretário-geral das Nações Unidas.

Organizada pela Universidade do Algarve (UAlg), em colaboração com o Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural e a Câmara Municipal de Tavira, o evento pretende "analisar as estratégias e experiências de investigação, de preservação e a transmissão dos valores universais da DM às atuais e próximas gerações".


Refere ainda a UAlg que a reunião c
entrará a sua atenção "nas experiências de trabalho em curso nos sete Estados e Comunidades Representativas, sobretudo no âmbito das boas práticas inseridas no Plano de Salvaguarda". Desta forma, o objetivo é que seja possivel "uma visão abrangente da dieta mediterrânica tanto enquanto modelo cultural e estilo de vida, como padrão alimentar de excelência e de dieta sustentável".

A Conferência Internacional é dirigida à "participação ativa" de um vasto conjunto de profissionais: docentes universitários e investigadores, educadores e professores dos vários graus de ensino, especialistas nos domínios da cultura e do património alimentar, da agricultura e do ambiente, da saúde e nutrição, do ordenamento para a sustentabilidade dos territórios e das comunidades, e de outras áreas do conhecimento, bem como gestores e dinamizadores de projetos, empresários, estudantes e cidadãos interessados nestas temáticas.

Os programas nacionais e comunitários relacionados com a educação alimentar e nutricional e a "salvaguarda e divulgação da dieta mediterrância" são os temas de duas das mesas redondas do programa.

O programa completo pode ser consultado aqui.

A inscrição pode ser efetuada aqui.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda