KRKA

Feridas complexas no ACES Sintra: evitar internamentos e «chegar a quem vive mais distante»

O Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) de Sintra vai realizar, no Centro Olga Cadaval, as 1ªs Jornadas de Feridas Complexas de Sintra. A iniciativa, que decorrerá dia 19 de setembro, é promovida pela Equipa de apoio a Diabéticos e Utentes com Feridas Complexas, no âmbito do projeto "Passo em Frente", que envolve dois enfermeiros e três médicos de Medicina Geral e Familiar (MGF). 

Evitar internamentos e amputações

De acordo com Carlos Mateus, membro da Equipa, a necessidade de se criar este centro deveu-se ao número elevado de pessoas com diabetes no ACES Sintra e às complicações decorrentes da doença. O enfermeiro faz questão de sublinhar que as úlceras da perna e o pé diabético são situações graves, "nas quais os cuidados de saúde primários podem ter um papel muito importante, evitando-se internamentos e amputações".

Refere também que, mesmo aguardando na altura por algum material, a equipa decidiu de imediato ir para o terreno: "É um problema grave de saúde, daí que logo em março tenhamos começado a prestar cuidados nas unidades que nos pedem ajuda".


Garantir que se chega "a quem vive mais distante”


“Passo em Frente” foi um dos cinco projetos vencedores do ACES Sintra entre as 40 candidaturas premiadas, a nível nacional, pela Missão Continente 2016.  Para esta primeira fase do projeto, Carlos Mateus afirma que os 15 mil euros que receberam da Missão Continente vão ser uma boa ajuda, sublinhando: 

“O ACES Sintra envolve um número significativo de pessoas, que se distribuem por localidades urbanas e rurais e é preciso garantir, nos próximos tempos, financiamento para que se consiga chegar a quem vive mais distante.”


Carlos Cabral (Continente) e Carlos Mateus, durante a cerimónia que decorreu em julho, em Massamá, onde foram apresentados os cinco projetos vencedores do ACES Sintra.


Úlceras por Pressão: Boas práticas nos cuidados primários


O impacto das feridas complexas no Hospital Fernando Fonseca é o tema da Conferência de abertura das 1.as Jornadas de Feridas Complexas de Sintra. O orador convidado é Vítor Nunes, diretor do Serviço de Cirurgia desta unidade hospitalar.

O Hospital Fernando Fonseca estará bem representado neste evento. Entre outros profissionais, estará igualmente presente Aldomiro Fernandes, diretor do Serviço Medicina II, que irá moderar a mesa redonda "Infeção em Pé diabético".



Ao longo do dia serão discutidas questões como a dor em feridas complexas, o diagnóstico de infeção, o tratamento da osteomielite e, com a apresentação de três casos do ACES Sintra, os resultados da terapia compressiva. O evento termina com uma conferência sobre as normas e boas práticas do tratamento de úlceras por pressão nos cuidados de saúde primários.

O programa completo pode ser consultado aqui.

A inscrição é gratuita e pode ser efetuada através do email: sintra.formacao@arslvt.min-saude.pt 

seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda