«Feridas - Manual de Boas Práticas» é amanhã lançado na Feira do Livro de Lisboa

A editora LIDEL apresenta amanhã, 15 de junho, o livro "Feridas – Manual de Boas Práticas", coordenado pelas enfermeiras Ana Parreira e Rita Marques, especializadas no tratamento de feridas e viabilidade tecidular.

Com início marcado para as 17h00 horas, a sessão de lançamento terá lugar na Praça Amarela da 87ª Feira do Livro de Lisboa e contará com a apresentação de Gustavo Afonso, enfermeiro no ACES de Braga.

Recorda a LIDEL que, em Portugal, "existem várias instituições de saúde que não têm protocolos de tratamento de feridas capazes de guiar os seus profissionais, pelo que há ainda muitos casos onde os pacientes não são cuidados da forma mais correta". Foi nesse sentido, e "a pensar nesta lacuna", que surge este manual que tem como principal objetivo "orientar médicos, enfermeiros e assistentes sociais para que possam prestar cuidados de saúde mais eficazes".

“Feridas – Manual de boas práticas” é composto por cinco capítulos divididos em duas partes. A primeira aborda fundamentos essenciais, incluindo a fisiologia da pele e cicatrização às práticas que se deve ter no tratamento de um ferimento. Na segunda parte, o livro desenvolve as particularidades e tipos de feridas, referenciando também os mitos que envolvem esta temática.

Principais conteúdos:
•    Boas práticas no tratamento da pessoa com ferida;
•    Processo de cicatrização;
•    Abordagem local e opções terapêuticas;
•    Tipos de feridas;
•    Mitos no tratamento de feridas.

Imprimir