KRKA

Festival Internacional de Cinema dedicado à «Dignidade em Saúde Mental»

Sensibilizar o público para questões relacionadas com a saúde mental, através do cinema e de outras expressões artísticas. Este é o principal objetivo do Festival Internacional de Cinema e Saúde Mental (FICSAM). A 3ª edição vai decorrer nos dias 8, 9 e 10 de outubro, no Museu Municipal da cidade de Faro, estando subordinada ao tema: "Dignidade em Saúde Mental".

Além de dar a conhecer diferentes obras cinematográficas, novos realizadores e criar novos públicos, o Festival tem, como objetivos, "contribuir para sensibilizar o público em geral para as questões relacionadas com a saúde mental dos indivíduos, combater o estigma e a discriminação associada a este tipo de problemáticas e contribuir para promover os direitos humanos das pessoas com doença mental".

Os filmes a exibir englobam o tema da saúde mental vs doença mental, nomeadamente sobre a infância, adolescência, o envelhecimento, autismo, síndroma de asperger, depressão, depressão pós-parto, ansiedade, esquizofrenia, bipolaridade, stress pós-traumático, perturbações da personalidade, dependências, demências, alienação parental, o luto, divórcio, desemprego, a pobreza, mudança de escola, bullying, violência doméstica.



Além da exibição de filmes e documentários, o evento inclui a realização de outras iniciativas, como workshops e exposições. É o caso da exposição fotográfica ‘’Envelhecer: estórias com Dignidade’’, um projeto de Liliana Gonçalves, licenciada em Reabilitação Psicomotora e residente da direção da Agir no Tempo – Associação de apoio a demências.

A autora desta exposição explica que a recolha de fotografias ocorreu em lares e que foi promovido "o diálogo, e o respeito pela estória de cada pessoa, de forma a que, na estima pela sua individualidade, pudessem relatar um pouco da sua experiência de vida, e deixarem-se fotografar. As fotografias que integram a exposição resultam desse diálogo com a intersubjectividade do outro."


Contactos:
Tel. 91744 33 75, 91503 35 86
ficsam@live.com


Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda