KRKA

Braga Surgical Week já integra Ginecologia: «é uma mais valia para médicos internos»

Realizou-se, pela primeira vez, o First Touch Ginecologia. A iniciativa, integrada na Braga Surgical Week, decorreu o mês passado e destinou-se a internos que iniciam este ano a formação específica em Ginecologia.

“Contribui para se sentirem melhor preparados no início da nova fase de formação, que é o Internato Específico”, explica Cláudia Andrade, responsável pela organização e assistente hospitalar no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra.

Alguns dos colaboradores da First Touch Academy que ajudaram na organização do evento: Nuno Oliveira; Gonçalo Guidi, Cláudia Andrade, Fernanda Águas, Mariana Alves, Mario Rui Gonçalves, Ana Ruivo, Filipe Almeida, Constança Azevedo

125 participantes adquirem "conhecimentos iniciais cirúrgicos fundamentais"

Desde há dois anos que a Braga Surgical Week, promovida pela First Touch Academy, tem a particularidade de reunir os internos de Formação Geral que escolheram Cirurga Geral e que irão iniciar o seu internato em janeiro, "dando-lhes conhecimentos iniciais cirúrgicos necessários e fundamentais ao início do internato", sublinha Cláudia Andrade.



Este ano, além da Cirurgia Geral, o evento teve a participação da Ginecologia e, também pela primeira vez, da Urologia e da Cirurgia Pediátrica. Além dos 100 palestrantes, "a ação contou com cerca de 125 participantes durante três dias longos de formação, que decorreu no Espaço Vita, em Braga".



Cláudia Andrade não tem dúvidas quanto às mais-valias da Braga Surgical Week, começando por referir que, “além dos conhecimentos teórico-práticos, há todo um convívio entre pares de diferentes especialidades, o que ajuda a estabelecer contactos para futuros projetos".

E acrescenta: "Outro aspeto de grande relevância do curso é a entrega dos endotrainers, com pinças e material de treino, para que cada um deles possa começar desde já a treinar em casa e a iniciar a sua prática na laparoscopia.”

Segundo a médica, a entrega do material é, “sem dúvida, o ponto que mais deixa ´inveja` entre os colegas mais velhos, como eu”. 


Miguel Guimarães, bastonário da Ordem dos Médicos, marcou também presença na Braga Surgical Week

Ginecologia: "O que é que eu gostava de saber?"

Quanto à organização do programa do 1.º curso do First Touch Ginecologia, que contou com a coordenação científica da ginecologista e presidente cessante da Sociedade Portuguesa de Ginecologia, Fernanda Águas, teve sempre como fundo uma pergunta: “O que é que eu gostava de saber quando iniciei o meu internato?”



Os temas abordados foram assim, entre outros, a urgência em Ginecologia, elaboração de um relatório cirúrgico e de uma tabela terapêutica, truques e dicas de estudo nas diferentes áreas da Ginecologia, Anatomia e histerectomia total, complicações cirúrgicas, técnicas de assepsia, instrumentação cirúrgica, sutura manual e treino em laparoscopia.



Face ao sucesso e ao interesse demonstrado por parte dos internos, Cláudia Andrade anuncia que haverá uma nova edição do First Touch Ginecologia, também integrado na Braga Surgical Week 2020. Esta decorrerá igualmente em Dezembro, para os novos internos de Ginecologia e Obstetrícia de 2021.

A médica adianta ainda que está previsto um curso de seguimento - o Second Touch Ginecologia - que será um curso de formação avançada em laparoscopia”.


Uma boa parte dos participantes com alguns dos oradores da Braga Surgical Week 2019

seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda