Cepheid Talks

FMUC acolhe «seminário interativo» sobre Genética e Imunologia

No âmbito da 19.ª Semana Cultural da Universidade de Coimbra, dedicada ao tema “Quem Somos?”, terá lugar amanhã, 20 de abril, um seminário interativo intitulado “A identidade herdada e a identidade adquirida. Da Genética à Imunologia”, organizado pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC), em colaboração com a Biblioteca de Ciências da Saúde da Universidade de Coimbra (BCSUC).

Em declarações à Just News, Manuel Santos Rosa, professor catedrático de Imunologia da FMUC e diretor da BCSUC, explica que este seminário aborda duas áreas disciplinares da Faculdade - a Genética e a Imunologia. “A Genética representa o que herdamos quando nascemos e, por sua vez, a Imunologia aquilo que vamos adquirindo ao longo da vida (com as vacinas, as infeções, o nosso quotidiano, por exemplo) ”, clarifica.


A sessão tem início às 15h00 e decorrerá no Anfiteatro da Subunidade 3 da FMUC, tendo como palestrantes Manuel Santos Rosa e Fernando Regateiro, professor catedrático de Genética da FMUC e atual coordenador nacional para a reforma do SNS na área dos cuidados de saúde hospitalares.

Dirigida, sobretudo, a pré-universitários, a iniciativa está também aberta à população geral, e recorrerá ao sistema de televoto, que permitirá, aos participantes, "colocar à prova os conhecimentos adquiridos na sessão".

"Capacidade de adaptação"

Fazendo um enquadramento do tema escolhido para este seminário, é sublinhado:

"A identidade no campo das ciências da saúde pode alicerçar-se na herança genética e ser enriquecida pela capacidade de adaptação. Quem somos traduz a mais valia dos interfaces adaptativos, especialmente em relação ao ambiente ( como o imunológico) que complementa o património genético."




Exposição sobre o "contexto histórico da Medicina"

Manuel Santos Rosa adianta ainda que, a par desta iniciativa, a BCSUC inaugurará uma exposição de livros "que pretende retratar o contexto histórico da Medicina, nomeadamente nas áreas da Genética e de Imunologia, desde o início até à atualidade". A exposição ficará patente até ao final deste mês.




Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda