KRKA

FMUL e APCP assinam protocolo de cooperação em Cuidados Paliativos

“É com muito orgulho que assino, com o Sr. presidente da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL), o Prof. Fernandes e Fernandes, um protocolo que não poderia estar fora do conjunto de colaborações da Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos (APCP), uma vez que foi aqui que a sua grande mobilização começou, passando a ter o papel que tem atualmente na área dos Cuidados Paliativos”, afirma Manuel Luís Capelas, presidente da APCP, durante a sua intervenção na Sessão Solene do Workshop “Investigação em Cuidados Paliativos”, na qual foi assinado o documento.

 Este protocolo tem como objetivo um trabalho conjunto em prol do desenvolvimento da área, promovendo encontros para a partilha de conhecimento e experiência.

“Precisamos, para bem dos doentes, estar ao lado das sociedades científicas, da Fundação Calouste Gulbenkian, que muito tem apoiado os Cuidados Paliativos, e as universidades que se têm dedicado ao estudo e investigação destas áreas”, menciona.

Também José Fernandes e Fernandes salienta que é com “redobrada satisfação” que assina o protocolo de cooperação com a APCP. “É sempre muito positivo ver os nossos sonhos, de alguma forma, concretizados”, afirma.

O presidente da FMUL lembra, ainda, que o Hospital de Santa Maria e a Faculdade foram instituições pioneiras, no Sul do país, a promover um setor de intervenção clínica de Cuidados Paliativos. “Esperamos que se possa expandir e estou certo que isso acontecerá neste hospital”, conclui.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda