FMUL recebeu Jorge Alberto Costa e Silva, membro titular da Academia Nacional de Medicina do Brasil
Jorge Alberto Costa e Silva, destacado membro titular da Academia Nacional de Medicina do Brasil, foi convidado pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL) para proferir uma conferência sobre “A mudança de paradigma na Medicina do século XXI: sua repercussão no diagnóstico, na prática clínica, na pesquisa e na relação médico-paciente”. Este é um tema que, segundo o diretor da FMUL, Fausto Pinto, “preocupa quem tem refletido sobre o futuro da Medicina”.
Em declarações à Just News, Fausto Pinto afirma que esta conferência teve como objetivo “estimular a audiência a pensar sobre o assunto e a tirar as respetivas ilações no sentido de avançar numa perspetiva moderna de fazer Medicina”.
O diretor da FMUL salienta que o convidado, que é professor emérito da Faculdade de Medicina da Universidade do Rio de Janeiro, é o único cientista que é membro titular de quatro Academias: Academia Nacional de Medicina, Academia Brasileira de Filosofia, Academia Brasileira de Médicos Escritores e Academia de Ciências.
“O Prof. Doutor Alberto Costa e Silva abordou, de forma extremamente elegante, tudo aquilo que têm representado as inovações tecnológicas e a introdução de novas metodologias na própria forma como se faz medicina hoje em dia. A sua comunicação veio acrescentar mais uma pequena ‘pedra’ naquilo que é o conhecimento e a reflexão sobre um tema tão importante e atual como este”, menciona o diretor da FMUL.
O também diretor do Serviço de Cardiologia do Centro Hospitalar Lisboa Norte sublinha que foi uma conferência muito interessante, “por tudo aquilo que representa o conhecimento, a experiência e a maturidade de uma figura de grande relevo na área da Psiquiatria e da Medicina em geral”.
“É sempre importante podermos retirar algumas experiências e ideias, para além da parte académica e intelectual que representa ouvir uma figura com este perfil”, aponta, acrescentando que este tipo de colaborações é também relevante do ponto de vista da internacionalização da FMUL.
Fausto Pinto entrega a Medalha de Ouro da Faculdade de Medicina a Alberto Costa e Silva.
O conferencista, que atualmente está em Portugal para desenvolver um projeto para o qual foi convidado, foi professor em várias universidades mundiais, desde Nova Iorque ao Brasil. Fez carreira académica na Faculdade de Medicina da Universidade do Rio de Janeiro, onde chegou a professor titular de Psiquiatria e Psicologia Médica. Foi chefe do Departamento de Especialidades Médicas, diretor do Centro Biomédico, diretor da Faculdade de Medicina e vice-reitor para o Ensino e Pesquisa.


